Rádio Voz do Maranhão

sexta-feira, 17 de junho de 2011

CORPO DE LUCIANO MOREIRA ESTÁ SENDO VELADO NO PLENÁRIO DA ASSEMBLÉIA

Encontro-me, a exemplo de outros colegas jornalistas e radialistas, aqui na Assembleia Legislativa, acompanhando o velório do deputado federal Luciano Moreira, vítima de acidente automobilístico nas proximidades do município de Morros, por volta da 20h00 de ontem, quinta-feira.
É grande a movimentação de populares e  lideranças políticas desde a chegada do corpo ao plenário do Legislativo. Há poucos instantes, a governadora Roseana Sarney, acompanhada do esposo Jorge Murad, passou cerca de 40 minutos na área reservada a familiares e amigos. Neste momento, ela está no gabinete do presidente da Assembleia, deputado Arnaldo Melo. Ela vai acompanhar o cortejo fúnebre até o cemitério.
O governo do Estado decretou luto oficial de três dias. O sepultamento de Luciano Moreira acontece às 17h00 no Cemitério Jardim da Paz.
O presidente da Câmara, deputado Marco Maia, acaba de chegar à Assembleia Legislativa, em um helicóptero. Ao desembarcar, na área do estacionamento do Legislativo, foi recepcionado pela governadora Roseana Sarney e pelo presidente da Assembleia. 

O cortejo fúnebre deve ser iniciado às 16h20, com o caixão com o corpo do deputado seguindo em carro do corpo de bombeiros.

A esposa de Luciano Moreira, bastante emocionada, destacou a importância do deputado para o Maranhão. "Que ele parta em paz, que vá tranquilo. Ele cumpriu a missão dele, como pai, marido. Foi uma pessoa muito ética. Tenho certeza que ele já foi recebido pelos anjos do céu. Deus sabe o quanto o nosso amor foi fiel e infinito. Foram 31 anos de casamento. Ele me fez muito feliz. Peço força a ele, aos amigos, para que eu possa carregar minha família. Ele tinha muita vontade de continuar trabalhando por esse estado que o acolheu tão bem. Vamos pedir a Deus que continue nos iluminando. O maior legado dele foi o exemplo de uma pessoa comprometida com as causas do povo e que trabalhava incansavelmente pelo Maranhão. Quero que ele vá em paz. Nosso amor por ele é eterno. Com certeza, vamos nos encontrar na outra vida.", foram as palavras da esposa Clara Moreira, ao falar aos presentes ao velório.

Destaco o último pronunciamento do deputado Luciano Moreira, na Câmara dos Deputados, no último dia 02.


Sr. Presidente, colegas deputadas e deputados,

O Brasil vive um momento especial na economia, com empregos crescendo em ritmo tão acelerado que já precisa importar especialistas. É forte a confiança e o interesse de compra dos consumidores. A ascensão de milhões de pessoas ao segmento da classe média vem provocando bem-vindas mudanças no perfil do mercado. O desenvolvimento de algumas regiões historicamente mais carentes tem sido superior à média nacional.
Vivemos tempos alvissareiros. O Congresso Nacional e, principalmente, a Câmara dos Deputados, a Casa do povo, também vivencia instantes de muitos debates importantes em torno de temas de enorme repercussão na sociedade, não apenas pelo potencial político que possuem, mas, sobretudo, pelos impactos que serão produzidos em todas as pessoas. Falo da tramitação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO 2012), que se encontra em estágio dos mais relevantes no Congresso Nacional, porque agora todos nós temos a oportunidade de nele inserir propostas sintonizadas com as demandas que chegam ao nosso conhecimento, que vêm dos nossos eleitores desde a campanha eleitoral, que nos trouxeram aqui, em particular daquelas com as quais assumimos a condição de porta-voz, que nos sensibilizam e até emocionam, com as quais estamos vinculados e comprometidos.

Quando se trata de políticas públicas, se as ações dependem de recursos que vêm da sociedade, tem de ser para ela mesma, sociedade, que devem estar direcionados todos os benefí benefícios, principalmente para as parcelas mais desassistidas, mais necessitadas, que – felizmente - vêm diminuindo velozmente. Mas ainda são muitas as pessoas no País que precisam de ajuda para crescer, para conseguir, com suas próprias forças, melhorar cada vez mais o padrão de vida de sua família. Não pode haver outra forma senão esta de alocar investimentos governamentais, como tem sido feito principalmente nos últimos anos.

O primeiro critério que quero aqui defender com toda a veemência é a redução das desigualdades sociais do País, porque é nisso que todos devemos concentrar nossos esforços. Temos, sim, obrigação de dar continuidade aos programas governamentais bem-sucedidos, que vêm há tempos conseguindo êxitos exemplares, que os transformam em modelos referenciais para muitos países, confirmando, na prática, a generosidade e o solidário espírito cristão nosso que o mundo reconhece.

Por isso, nada mais oportuno do que aqui saudar e aplaudir o lançamento do Plano de Superação da Extrema Pobreza, amplo conjunto de ações, compromisso de campanha da Presidenta Dilma, sensível que é com a vontade dos brasileiros, que abraçaram esta causa e sufragaram nas urnas o lema de que país rico é país sem pobreza.

Sr. Presidente, o segundo critério com o qual me sinto sintonizado e envolvido, com certeza tal como a maioria dos meus colegas, é a redução das desigualdades regionais, que é uma das mais justas premissas constitucionais brasileiras, porque não pode haver mais sábio parâmetro que este para a definição de prioridades nas políticas públicas e nos investimentos governamentais estruturantes.

Todos nós sabemos que uma nação moderna como a nossa, que vive sob ambiente democrático, que pleiteia legitimamente respeitosos assentos em fóruns internacionais, tem de ser um lugar para viver sem desigualdades injustificáveis.

Todos os brasileiros têm de se sentir contemplados de forma harmônica, estejam onde estiverem, por livre arbítrio. Por isso, a alocação de recursos públicos tem de ser princípio republicano, tem de atender as regiões que mais deles necessitam, todo ente federativo deve ser atendido e beneficiado conforme suas atribuições.

Essa é uma responsabilidade intransferível do Congresso Nacional, que - por natureza e definição - é para onde é dirigida a voz do povo.

Aqui, com nossa atuação parlamentar, temos o dever de criar condições institucionais, legais e políticas, por meio de proposições legislativas, para que o Estado, o Governo e a administração pública sejam capazes de aplicar recursos da sociedade de forma efetiva.

Por isso, quero aproveitar para antecipar que esse é o objetivo da Frente Parlamentar

Mista de Fortalecimento da Gestão Pública, que hoje foi criada no Congresso Nacional, iniciativa suprapartidária que certamente terá a ativa participação dos colegas e o apoio das lideranças e cujo lançamento oficial ocorrerá ainda este mês.

A todos os maranhenses, um grande abraço.

Muito obrigado, Sr. Presidente, pela generosidade do tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário