Rádio Voz do Maranhão

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Funac confirma recaptura de 24 adolescentes infratores, de um total de 26 que fugiram do Centro de Juventude Canaã, no Vinhais


A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), vinculadda à Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), acaba de divulgar nota oficial sobre a fuga de 26 adolescentes do Centro de Juventude Canaã, no Vinhais, no domingo (22).

Esclarece que a fuga ocorreu no horário de almoço, no momento em que os alojamentos são abertos para a entrega de refeições, não havendo motim ou rebelião. Dos fugitivos, 24 já foram recapturados e a polícia trabalha para capturar os outros dois restantes.

Confira a íntegra da nota.

NOTA

Muitos adolescentes foram recapturados
na Praça do Letrado, no Vinhais
Em razão da fuga de 26 adolescentes do Centro de Juventude Canaã, no bairro do Vinhais, na manhã deste domingo (22), a Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), órgão vinculado à Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) vem a público esclarecer:

1 – Dos 26 adolescentes que conseguiram fugir se aproveitando do horário do almoço, em que os alojamentos são abertos para a entrega das refeições, 24 já foram recapturados e as buscas continuam no sentido de apreender os dois restantes.

2 – Não houve motim, rebelião ou similar.

3 – Os adolescentes cumprem medida cautelar e o art. 108 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) dispõe que a internação, antes da sentença, pode ser determinada pelo prazo máximo de até quarenta e cinco dias, ou seja, esse é o tempo que os adolescentes podem permanecer na Unidade.

4 – Sempre que há ocorrência de fugas são tomadas as medidas administrativas para apuração dos fatos.

5 – Como forma de prevenir situações semelhantes a Funac está investindo em medidas de segurança. Vale ressaltar ainda que os servidores estão sendo capacitados no curso de rotina e procedimentos de segurança em parceria com a Secretaria de Estado e Administração Penitenciária (SEAP). Também está sendo estruturado o grupo de intervenção em cada Unidade de atendimento.

6 – Por fim, a Funac reitera seu compromisso com a melhoria do sistema socioeducativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário