Rádio Voz do Maranhão

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Pré-candidato a prefeito de Bequimão, Elanderson Pereira defende uma gestão verdadeiramente em favor do povo

"O atual prefeito faz uma administração muito ruim. Primeiro porque nega direitos elementares à nossa população. Segundo porque não respeita os princípios constitucionais de legalidade, impessoalidade, publicidade e eficiência que norteiam a gestão pública. Falta transparência e nas suas prestações de contas existem vários indícios de irregularidades", diz Elanderson.
No último sábado (14), durante o evento que reuniu pré-candidatos do PC do B que pretendem disputar as eleições deste ano, o blog entrevistou pré-candidato a prefeito de Bequimão, Elanderson Pereira, que aparece na foto acima ao lado do governador Flávio Dino e do presidente estadual do partido, Márcio Jerry, Secretário de Comunicação e Assuntos Políticos.

Bequimãoense do povoado de Jacioca, Elanderson Pereira é formado em Administração pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), servidor concursado do Tribunal de Justiça, vereador e presidente do PCdoB de Bequimão, município da baixada maranhense.

Nesta entrevista, ele fala sobre sua pré-candidatura, sobre os problemas enfrentados pela população de sua cidade e sobre a importância da eleição de prefeitos identificados com os ideais de justiça e igualdade pregados é praticados pelo governador Flávio Dino.

Confira a íntegra da entrevista.

Como você avalia o encontro de pré-candidatos a prefeito e presidentes do partido (PCdoB)?

Avalio de forma muito positiva a iniciativa da direção estadual do partido. Foi um momento de avaliação da conjuntura nacional, estadual e municipal, e, também, um momento de orientação sobre as estratégias a serem adotadas para o fortalecimento das pré-candidaturas do partido já lançadas nos municípios. Também fundamental para que nós pudéssemos ampliar o conhecimento sobre as alterações realizadas na legislação eleitoral e os seus reflexos nas eleições deste ano.

Por que o PCdoB de Bequimão lançou sua candidatura a prefeito?

Há um sentimento de cansaço da população com a velha política em nosso município. O povo não aceita mais que as mesmas famílias administrem para poucos e a população sofra com a ausência de serviços públicos essenciais. Além disso, a discussão política eleitoral tem priorizado apenas nomes para disputar a eleição deste ano, deixando de lado o que para nós é essencial e prioritário, ou seja, a construção de um plano de gestão para nosso município construído com a população, e que possa efetivamente ser posto em prática. Nosso partido defende a unidade das oposições ao atual prefeito. Mas essa unidade deve acontecer em torno de propostas viáveis e verdadeiras para melhorar a vida de todos os bequimãoenses.

A gestão do atual prefeito de Bequimão não é boa? Que avaliação você faz?

O atual prefeito faz uma administração muito ruim. Primeiro porque nega direitos elementares à nossa população. Segundo porque não respeita os princípios constitucionais de legalidade, impessoalidade, publicidade e eficiência que norteiam a gestão pública. Falta transparência e nas suas prestações de contas existem vários indícios de irregularidades. Para se ter uma idéia em todas as prestações de contas encaminhadas ao TCE, durante o seu mandato à frente da Prefeitura de Bequimão, o prefeito Zé Martins (PMDB) informa que encaminhou cópia para a Câmara de Vereadores, mas a realidade é que nunca chegou naquela Casa Legislativa qualquer informação acerca dos gastos realizados por ele com dinheiro do povo.

E assim como outras situações lastimáveis tem ocorrido em nossa cidade, como o fechamento de escolas e a existência de escolas de taipa no município, em pleno século 21; falta de remédios na farmácia básica, falta de merenda escolar e, quando tem, é de péssima qualidade; reformas de escolas com valores superiores aos serviços realizados, funcionamento irregular das equipes do PSF (programa saúde da família), folha de pagamentos com centenas de contratados, casos de nepotismo, convênios federais e estaduais com suspeitas de irregularidades na execução. Enfim, são várias situações que não permitem eu avaliar a atual gestão de outra forma e com outros adjetivos: é uma gestão desastrosa, irresponsável e desumana.

Quanto à Câmara de Vereadores, o que você pensa?

Percebo a Câmara de vereadores desenvolvendo um trabalho ainda muito aquém do seu papel e do trabalho que poderia realizar. O Legislativo de Bequimão ainda tem muito o que evoluir. Existe uma ideia impregnada de que o vereador da base do prefeito lhe deve fidelidade em todas as situações, defendendo inclusive quando o gestor realiza ações que prejudicam o povo, contrariando assim os interesses de quem os elegeu. O que prevalece, em muitos casos, é a vontade do prefeito. Dos onze vereadores que compõem o Legislativo bequimãoense, a maioria é da base de apoio ao atual prefeito.

Em relação ao governo Flávio Dino, como tem sido para a cidade de Bequimão?

Há várias ações que foram ou estão sendo realizadas pelo governo Flávio Dino em Bequimão. Apoio ao pequeno produtor com distribuição pela AGERP de sementes de arroz, milho e, em breve, serão distribuídas também sementes de feijão; inclusão de centenas de famílias bequimãoenses no programa Bolsa Escola; liberação de convênios para asfaltar e realizar calçamentos de vias urbanas; repasse de dinheiro para a área da saúde e hospital de Bequimão, construção do Hospital Jackson Lago em Pinheiro, que beneficia também os pacientes de Bequimão; apoio do governo, por meio da Sedel, ao campeonato de futebol amador realizado pela Liga Bequimãoense de Esportes e realização da Caravana Mais Esportes e Lazer; Carreta da Mulher, ônibus Lílás, apoio à cultura, construção da Ponte do Balandro e do Cras; e finalmente a aguardada Construção da Ponte que ligará os municípios de Bequimão e Central.

Diante das ações do governo no município, a eleição de um prefeito aliado, ou seja, do mesmo partido do governador seria melhor para Bequimão?

É fundamental para o desenvolvimento do nosso município a eleição de um gestor aliado do governador Flávio Dino e, mais que isso, que pense a gestão pública como o governador pensa. Ou seja, uma gestão sem privilégios, que priorize os que mais precisam, que seja transparente, que maximize os recursos públicos, oferecendo mais serviços com menos gastos, que consulte a população para saber quais são suas prioridades comuns e a partir daí desenvolver seus programas e ações de governo.

Os bequimãoenses não podem perder essa oportunidade de fortalecer e aprofundar ainda mais esse processo de mudança que está em curso em todo o nosso Estado promovendo justiça e igualdade de oportunidades para todos. E isso só será possível se elegermos gestores com esse perfil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário