Rádio Voz do Maranhão

terça-feira, 14 de junho de 2016

90% da população aprova eficiência e qualidade dos serviços ofertados nos Restaurantes Populares do MA

O Governo do Maranhão divulgou os resultados da pesquisa de satisfação realizada com os frequentadores dos restaurantes populares do Estado. Segundo o levantamento, 87,6% do público aprova a qualidade da alimentação servida. O resultando na nota geral é 4,3, onde 5 representa muito bom e 1, muito ruim. Atualmente, o Maranhão conta com 12 restaurantes populares, sendo sete deles sediados na Região Metropolitana de São Luís.

Para o secretário de estado de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, a pesquisa reflete o sucesso da política de segurança alimentar que vem sendo implantada na gestão do governador Flávio Dino. “Os números mostram que estamos no caminho certo e que as políticas de segurança alimentar estão sendo bem aplicadas nos restaurantes populares”, avaliou.

Grande parte do público entrevistado avaliou a qualidade da alimentação servida como boa (49,6%) e muito boa (38%), resultando na nota geral de 4,3, onde 5 é muito bom. Mais de 60% dos entrevistados respondeu como ‘muito satisfeito’ sobre o tempo de atendimento dos restaurantes. Mais de 80% também respondeu como ‘muito satisfeito’ para a qualidade do atendimento prestado pelos funcionários dos restaurantes.

Quase 60% dos entrevistados informou que frequenta o restaurante popular mais de três vezes por semana. De acordo com a pesquisa, o perfil do beneficiado pelos restaurantes populares é homem, com idade entre 21 a 30 anos, cuja escolaridade atingiu até o ensino médio, e que possui renda de até dois salários mínimos.  A pesquisa também indicou que mais de 50% dos beneficiados souberam dos restaurantes populares através de amigos.

A pesquisa foi realizada entre 30 de maio e 3 de junho deste ano, e coletou opiniões de 663 frequentadores. Foram avaliados restaurantes da capital e de cidades do interior do estado. Em São Luís, entraram no balanço os restaurantes dos bairros Anjo da Guarda, Cidade Olímpica, Coroado, Liberdade, Sol e Mar, Maiobão e Ilhinha. No interior, os restaurantes das cidades Chapadinha, Lago da Pedra, Pedreiras e Zé Doca foram analisados.

O secretário de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, lembrou que o índice de pessoas em situação de insegurança alimentar no estado é de 60,9%. Ele explicou que, para reduzir esse indicador, além de ter duplicado o número de restaurantes populares no Maranhão, o governo estadual investe em educação alimentar e nutricional, por meio da oferta de cursos e oficinas gratuitas à população.

Os restaurantes populares servem refeições balanceadas a preços simbólicos, com o objetivo de oferecer nutrição digna à população de baixa renda. O programa Restaurante Popular integra a rede de ações do ‘Fome Zero’ e foi estabelecido em 2003, pelo Ministério do Desenvolvimento Social e o Combate à Fome (MDS). No Maranhão, o programa é administrado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes).

RESTAURANTES POPULARES

Em São Luís

Anjo da Guarda: Rua México, 2 – próximo à Caixa Econômica
Bequimão: Rua Delci Batista, s/n
Cidade Olímpica/Operária: Av. Jailson Souza Viana, nº 33
Coroado/Coroadinho: Avenida dos Africanos, nº 100-B
Liberdade: Avenida Camboa, nº 1215-A
Maiobão: Av. 13, nº 7-A – próximo ao Viva Maiobão
Sol e Mar: Avenida Sol Nascente, nº 3
São Francisco – Rua 8, qd B, nº 18

No interior

Lago da Pedra – Rua Vitorino Freire, nº 204 – Currutela do Raimundo
Pedreiras – Av. Rio Branco, nº 1028 – Centro
Chapadinha – Av. Ataliba Vieira de Almeida, nº 102 e 104 – bairro Duras

Zé Doca – Av. Coronel Standerley Fortes Batista, nº 314

Nenhum comentário:

Postar um comentário