Rádio Voz do Maranhão

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Comissão do Governo do Estado vistoria obras realizadas em São Luís

Uma comissão formada por secretários e presidentes de órgãos do Governo do Estado vistoriou, nesta segunda-feira (27), as principais obras realizadas na capital. O roteiro incluiu vistorias in loco aos programas ‘Mais Asfalto’, Interbairros e ‘Mais Saneamento’, dentre outras ações realizadas pelo governo estadual em São Luís. A vistoria itinerante foi acompanhada por profissionais da imprensa local.

“É uma oportunidade de visitar as obras realizadas pelo Governo do Maranhão em parceria com a prefeitura de São Luís e outras obras que também atendem a toda a região metropolitana da ilha, que concentra cerca de 30% da população do nosso estado”, informou o secretário de Comunicação e Articulação Política, Marcio Jerry.

O secretário destacou ainda a importância da realização deste tipo de ação, que demonstra o trabalho desenvolvido pelo Governo do Maranhão no atual cenário e é uma oportunidade de estar perto da comunidade.

“Mesmo com o Brasil passando por uma crise econômica, que afeta a capacidade de investimentos e municípios, com o compromisso do governador Flávio Dino, o Maranhão tem conseguido pagar em dia, aumentar efetivo com concurso e seletivos e ao mesmo tempo construído um estoque de obras e serviços. Além disso é uma oportunidade de ouvir a sociedade e assim ajustar o que precisa ser ajustado e atender bem a comunidade de São Luís”, informou o secretário.

As visitas se iniciaram no Anjo da Guarda e seguiram por pontos como as obras do Mais Asfalto, Restaurante Popular, Maternidades, Hospitais, entre outros.

PONTOS VISTORIADOS

Anjo da Guarda

Mais Asfalto – Na região do Anjo da Guarda, 85% dos serviços já foram concluídos e alcançam os bairros Vila Ariri, Mauro Fecury I e II, Vila Isabel, Vila São Luís e Alto da Esperança. São 17 quilômetros de ruas recuperadas com asfalto novo. Na Vila Embratel foram recuperados quase 12 quilômetros de ruas e avenidas do Piancó, Pau Brasil, Rua das Orquídeas e Avenida Principal.

Restaurante Popular – Totalmente reformado, o novo restaurante do Anjo da Guarda funciona das 11h às 14h30, fornecendo 1.110 refeições no almoço, e das 17h30 às 19h30, com 550 refeições no jantar – de segunda a sexta-feira. As refeições têm valor simbólico de R$ 2. O Governo tem expandido o serviço de segurança alimentar com a oferta de jantar e com a interiorização dos restaurantes, que, pela primeira vez, estão sendo implantados nas cidades do interior.

Maternidade Nossa Senhora da Penha – Em apenas seis meses, a unidade de saúde realizou 6.841 atendimentos e 732 partos, além de oferecer acompanhamento médico e procedimentos como curetagem e internação clínica obstétrica. A média de partos aumentou 62% em comparação ao ano passado. A unidade recebeu obras de recuperação, executadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). 

A maternidade possui 30 leitos, enfermaria, salas de pré-parto e parto e atende a gestantes referenciadas das unidades de Saúde da Família (USFs). Conta ainda com 161 profissionais, entre eles, obstetras, enfermeiras, pediatras, anestesistas, assistentes sociais, farmacêuticos e técnicos de enfermagem e administrativos. A maternidade beneficia cerca de 250 mil habitantes de 58 bairros da região Itaqui-Bacanga.

Lagoa da Jansen

Praça da Lagoa – A área onde antes era um terreno baldio, deu espaço à Praça da Lagoa. A praça tem como diferencial a acessibilidade, pois possui brinquedos adaptados para crianças com deficiência; e ser inclusiva por permitir a interação social de todas as faixas etárias. A praça é toda cercada. O parquinho é uma atração a parte com a construção oito brinquedos lúdicos e que estimulam a criatividade dos pequenos, sendo dois adaptados para crianças cadeirantes – um balanço e um carrossel.

Para os adultos e idosos, duas áreas de convívio, sendo uma próxima ao espaço infantil. Possibilitando a interação das diversas faixas etárias. O meio ambiente está conservado o aproveitamento de 35 espécies já existentes no local; e mais 130 novas espécies, comprovadamente adaptadas ao clima e a região, que serão plantadas. A praça possui oito estacionamentos com mais de 50 vagas.

Despoluição – Integrando o programa ‘Mais Saneamento’, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) prossegue a segunda etapa da despoluição da Lagoa da Jansen, quando serão retirados os 15 pontos de lançamento de esgoto que ainda restam. Na primeira fase da obra foram 12 pontos retirados. São construídos na área 750 metros de rede coletora de 150 mm, 220 ligações de esgoto e a drenagem de um canal nas proximidades da Ilhinha. Em outra fase dos serviços, a Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) vai resolver a questão das comportas que fazem a ligação da Lagoa com o mar, a fim de permitir a renovação da água.

Hospital do Servidor

O novo Hospital do Servidor será entregue até dezembro de 2017 e terá infraestrutura moderna e bem equipada. Serão 120 leitos, mais 20 leitos de UTI, 40 consultórios e quatro centros cirúrgicos. São mais de 12 mil metros quadrados de área com estrutura ambulatorial completa, reunindo consultórios médicos, oftalmológicos, odontológicos, unidades de terapia intensiva (UTI), urgência e emergência, com leitos de estabilização e observação para crianças e adultos. 
A nova unidade conta com laboratórios de análises clínicas e de imagem, para exames de raio X, tomografia, endoscopia, colonoscopia, eletrocardiograma, ecocardiograma, mamografia, ultrassonografia e teste ergométrico. Também terá refeitório e lavanderia, com capacidade diária de 700 refeições e 712 kg/dia de roupa. O novo hospital terá capacidade para atender 110 mil servidores estaduais.

Vinhais (ETE)

Obra executada pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA), a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE do Vinhais – terá sua primeira fase operando em julho. A estrutura vai alcançar mais de 40 bairros e beneficiar cerca de 350 mil moradores. 

O parque de tratamento está com 85% dos serviços prontos e segue com a conclusão de instalações elétricas, montagem e testes em equipamentos eletromecânicos. Nesta etapa é realizada ainda a urbanização da estação. 

A área do entorno também foi contemplada com asfaltamento de ruas internas de acesso, concretagem de pátios, construção de canteiros de grama e estacionamentos. A ETE Vinhais será uma das maiores em operação no Nordeste e vai responder por 50% do tratamento de esgoto na Grande Ilha.

Turu – Ponte Pai Inácio/Interbairros
Concluídas no início de junho, as obras estruturais da ponte Pai Inácio, no Turu, compreende o trecho maior e mais importante do programa Interbairros. Com 8.565 metros de extensão, a Interbairros Maioba/Holandeses é considerada a intervenção mais expressiva entre as 14 vias interbairros projetadas pelo programa. A conexão parte da Estrada da Maioba, passando pela Avenida 2, no Itapiracó; cruzando a Ponte Pai Inácio, no Turu; seguindo pela Alameda Jaú, no bairro Divineia, até a Avenida Holandeses.

A via torna-se nova alternativa de tráfego para os bairros da Divineia, Vila Luizão, Santa Rosa, Parque Vitória, Sol e Mar, Habitacional Turu, Chácara Brasil, e Cohab, Cohatrac, entre outros. O entorno também recebeu melhorias de infraestrutura urbana, com nova pavimentação asfáltica, sinalização horizontal e vertical, iluminação pública, calçadas laterais para o passeio público, meios-fios, entre outras benfeitorias.

Paço do Lumiar – Parque Jair

O Parque Jair vai receber obras de pavimentação e urbanização com asfaltamento e implantação de sistema de drenagem profunda em um trecho de cerca de 2 quilômetros, pondo fim aos alagamentos. Os trabalhos terão duração de seis meses e executados com recursos estaduais de mais de R$ 3 milhões.
Forquilha – Retorno da Forquilha

A intervenção no retorno da Forquilha prevê a retirada da rotatória da Forquilha, que se transformará num cruzamento semafórico de dois tempos, válido para os sentidos Maiobão-Anil-Maiobão. O objetivo é dar mais fluidez ao tráfego naquela área a partir da criação de quatro alças livres nas extremidades do cruzamento. A intervenção vai colaborar para reduzir ou eliminar congestionamentos nos sentidos Anil-aeroporto, Maiobão/Cohab e Cohab-Aeroporto.

Serão feitas intervenções também nas Avenidas Jerônimo de Albuquerque e Guajajaras, no mesmo sentido da agência do Banco do Brasil, tanto próximo ao Centro Elétrico quanto nas imediações do Pop Center. Na área da Forquilha, alguns trechos de mão dupla passarão a ter mão única. A intenção é melhorar o tráfego nos sentidos Maiobão-Aeroporto, Anil/Cohab, Aeroporto-Guajajaras e as MA 201 e 202.

Cidade Operária – Mais Asfalto

O programa contempla as principais avenidas das seis unidades que integram o bairro. A ação vai corrigir problemas de buracos, fissuras e deformações existentes nessas vias, além de realizar tratamento de drenagem superficial com a construção de sarjetas, meios-fios e calçadas.

São Cristóvão – Retorno Aeroporto

Parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís, a obra de revitalização e urbanização do retorno do aeroporto melhorou a mobilidade urbana e embelezou a principal via de entrada de São Luís. A revitalização e urbanização abrange as avenidas Guajajaras, Franceses e Libaneses com sinalização vertical, horizontal e semafórica; intervenções de reordenamento do trânsito e reforço na iluminação com a instalação de luminárias de LED.

Coroadinho – Mais Asfalto

No Polo Coroadinho, o programa do Governo do Estado pavimentou mais de 30 quilômetros de urbanização, abrangendo 280 ruas. Os serviços complementam o trabalho de reurbanização realizado pela Prefeitura de São Luís na área.

Alemanha

O novo Hospital da Criança vai contar com mais 91 leitos de internação, nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 11 leitos, incluindo área de isolamento – o setor será dotada de equipamentos modernos, uso de alta tecnologia, monitorização completa e monitoramento 24 horas; mais 25 enfermarias, totalizando 178 leitos de internação somados aos oito existentes. O hospital vai passar a realizar cirurgias – o que antes não era disponibilizado. 

A unidade terá ainda Centro Cirúrgico com quatro salas de grande porte; centro de diagnóstico por imagem para exames de ultrassonografia e tomografia computadorizada; e um laboratório de análises clínicas. As obras estão na etapa de reboco da alvenaria, preparo para a colocação de piso e o chapisco que garante a aderência do reboco. A área de quatro mil metros quadrados terá quatro pavimentos que vão duplicar a capacidade de atendimento. A obra tem parceria da Prefeitura.

Ao final da itinerância pelas obras, o secretário Márcio Jerry agradeceu à imprensa e disse que novas vistorias ocorrerão na capital e em Imperatriz. "As visitas programadas de comunicadores às obras continuarão. Faremos mais uma em São Luís na próxima semana e em seguida em Imperatriz. Grato aos comunicadores que hoje atenderam convite do Governo do Maranhão e visitaram obras que estão sendo realizadas em parceira com Prefeitura", disse Jerry.

2 comentários:

  1. Governo e prefeitura estão a todo vapor! Vamos colher bons frutos futuramente. Essa parceria foi a melhor coisa que aconteceu para essa cidade em anos!!!!

    ResponderExcluir
  2. São Luís já vive a mudança!

    ResponderExcluir