domingo, 5 de junho de 2016

Flávio Dino e Edivaldo entregam Ponte Pai Inácio e avenida que liga os bairros Turu e Parque Vitória

A Ponte Pai Inácio funcionará como alternativa de tráfego na região do Turu, beneficiando bairros como Divineia, Vila Luizão, Santa Rosa, Parque Vitória, Sol e Mar, Habitacional Turu, Chácara Brasil, Cohab e Cohatrac, entre outros locais.
O governador Flávio Dino e o prefeito Edivaldo entregaram, neste domingo (5), a obra de construção da ponte Pai Inácio, no Turu, ligando as avenidas General Arthur Carvalho, no Turu, à Nossa Senhora da Vitória, no Parque Vitória. O trecho é parte do Projeto Interbairros, que vai interligar a Estrada da Maioba à Avenida dos Holandeses. O 'Interbairros' é mais uma ação realizada por meio da parceria firmada entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís.

“Essa obra é de grande importância para a mobilidade urbana e esta importante via era desejada pelos moradores locais e bairros vizinhos. A ação conjunta das gestões resultou nesta alternativa de tráfego que vai beneficiar os moradores, o trânsito e a economia da cidade”, ressaltou o governador Flávio Dino. A justa e coerente aplicação do dinheiro público foi citada pelo governador. Ele reforçou que “não há milagre, mas sim rumo e planejamento com uma gestão honesta e que bem aplica o dinheiro público como estamos fazendo”.

O prefeito Edivaldo destacou que a ponte Pai Inácio possibilita a ligação entre os bairros do Turu e Parque Vitória – duas localidades que, apesar de estarem situadas lado a lado, não possuíam qualquer via de ligação entre elas. O prefeito lembrou ainda a situação do trecho antes do início das obras. “Antes da construção da ponte, a conexão era feita por uma estrutura precária e instável, de madeira, que permitia o trânsito apenas de pedestres e bicicletas. Agora a parceria Governo do Estado e Prefeitura de São Luís possibilita entregar à nossa cidade mais essa importante obra. O nosso trabalho em conjunto vai continuar avançando com mais serviços que beneficiarão toda a população de São Luís”, disse o prefeito Edivaldo.

Além da construção da ponte, o trecho recebeu melhorias de infraestrutura urbana, com nova pavimentação asfáltica, sinalização horizontal e vertical, iluminação pública, calçadas laterais para o passeio público, meios-fios, entre outras benfeitorias que vão contribuir para a melhoria da mobilidade urbana local.

A Ponte Pai Inácio funcionará como alternativa de tráfego na região do Turu, beneficiando bairros como Divineia, Vila Luizão, Santa Rosa, Parque Vitória, Sol e Mar, Habitacional Turu, Chácara Brasil, Cohab e Cohatrac, entre outros locais.

Melhorias
Para quem mora na área, a entrega da obra representa um salto na qualidade de vida e menos sobressaltos com a insegurança que antes era sentida. A chegada do asfalto, das melhorias estrtuturais e a construção de uma ponte firme e segura trouxeram alegria e satisfação para moradores. Com residência no local há 70 anos, Lenora Costa Santos não disfarçou a alegria por ver a área estruturada.

“Aqui era horrível. Era só terra e lama e uma ponte de madeira muito velha. Me sinto muito feliz em ver minha área com esse benefício. Agora ficou mais bonito, mais valorizado e mais seguro”, disse ela.

A professora Antonieta Lago, que também é militante social, vê na obra concluída uma melhoria que era reivindicada há anos por ela e demais moradores. “Vai desafogar o trânsito para nós, que tínhamos muitas dificuldades e agora vamos poder facilmente acessar vários bairros. Era uma luta antiga, sempre batalhamos e agora, com essa parceria das gestões essa obra se tornou possível”, disse.

A entrega da obra significa um novo momento do desenvolvimento econômico da capital, segundo avalia o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antônio Araújo. “Com essa etapa da Interbairros criamos um novo eixo viário que vai permitir o pleno acesso dos moradores desta área às adjacentes, o que antes não era possível”, disse. O gestor pontuou ainda os benefícios do trabalho conjunto que tem sido realizado entre o Governo e a Prefeitura.  “É uma parceria aguardada pela população há muitos anos e que só traz ganhos para a cidade”, concluiu Araújo.

O secretário de Estado de Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto, assinalou o pioneirismo da obra, que era um desejo dos moradores do local e bairros do entorno há muitos anos. “Finalmente, essa intervenção de grande relevância para a população se tornou realidade graças à ação do Governo em parceria com a Prefeitura”, destacou.

Com 8.565 metros de extensão, a Interbairros Maioba/Holandeses – da qual faz parte o trecho inaugurado neste domingo - é considerada a intervenção mais expressiva entre as 14 vias interbairros projetadas pelo programa. A conexão parte da Estrada da Maioba, passando pela Avenida 2, no Itapiracó; cruzando a Ponte Pai Inácio, no Turu; seguindo pela Alameda Jaú, no bairro Divineia, até a Avenida Holandeses.

Outro aspecto importante esperado com a nova conexão viária diz respeito à transformação social e econômica que ocorrerá na região. A expectativa é que haja grande volume de abertura de comércios e, também, a valorização da área no ramo imobiliário. Desta forma, além de amenizar os congestionamentos nas grandes avenidas de São Luís, de promover melhorias na mobilidade urbana e na qualidade de vida da população, o programa visa também assegurar à cidade um plano de desenvolvimento urbano com reflexos positivos do ponto de vista socioeconômico.

Estavam presentes à solenidade o secretário municipal de Esportes (Semdel), Júlio França; de Trânsito e Transportes, Canindé Barros; de Saúde, Helena Duailibe; de Segurança Alimentar, Fátima Ribeiro; a secretária de Estado da Mulher (Semu), Laurinda Pinto; além de vereadores, deputados estaduais e federais.

Interbairros

O Programa Interbairros vai implantar 14 novas conexões viárias no trânsito de São Luís. A ação tem como objetivo criar novas possibilidades de tráfego de veículos nos grandes corredores urbanos para melhorar a mobilidade urbana na capital maranhense. Estado e município coordenam as obras, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) e da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

4 comentários:

  1. Cadê a ciclovia que estava prevista??? E as calçadas, não vão fazer??? Que mobilidade é essa que só privilegia os carros??

    ResponderExcluir
  2. Um bando de abestado estava criticando o Governador por defender Dilma,agora eu pergunto e quem vai sair ganhando com a verdade.

    ResponderExcluir
  3. Satisfação em ter essa ponte em nosso bairro, melhorando a fluidez do trânsito aq na região.

    ResponderExcluir
  4. ESSE PREFEITO PODE TER O APOIO ATE DE 200 PARTIDOS, MAIS CERTAMENTE NÃO TERÁ O APOIO DA POPULAÇÃO DE SÃO LUIS.

    ResponderExcluir

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...