Rádio Voz do Maranhão

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Governador Flávio Dino inaugura Viva Pátio Norte Shopping com capacidade para atender mais de 4 mil pessoas por dia

Na lista de serviços oferecidos pelo Viva estão: emissão de documentos pessoais (RG, CPF, Carteira de Trabalho); atualização do CadÚnico; consulta ao Seguro Desemprego; acesso a serviços do Detran, da Cemar e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE); emissão de certidões de IPTU; ITBI e Antecedentes Criminais e serviços da Prefeitura de São José de Ribamar.
O governador Flávio Dino inaugurou a nova unidade do Viva, no Pátio Norte Shopping, na Estrada de Ribamar, na manhã desta quarta-feira (1º). Essa unidade vai atender o cidadão que mora em São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e bairros populosos como Cohatrac, Maiobão e Araçagi. O horário será diferenciado – das 10h às 22 horas – permitindo que o cidadão tenha acesso a esses serviços sem comprometer sua rotina de trabalho. Com esta unidade, somam 17 órgãos deste porte, entre agências e postos na capital e interior do estado. Outras três unidades serão inauguradas no interior. 

“A dimensão deste órgão é imensurável no que refere ao acesso a direitos essenciais ao cidadão. Atende a quem precisa, sem distinção, com toda a estrutura e qualidade nos diversos serviços ofertados”, destacou Flávio Dino.

De acordo com o governador, o novo espaço tem uma dimensão social porque oferece uma gama de serviços para quem mais precisa, com conforto, acessibilidade, dignidade, e, ao mesmo tempo, com economia dos gastos públicos. Para além disso, segundo ele, a reestruturação dos Vivas tem uma dimensão econômica na medida em que os novos espaços trazem oportunidades de novos serviços e negócios no local onde são instalados. “No Viva do Centro Histórico, por exemplo, miramos na instalação naquele local para recuperar um espaço abandonado, intervindo em todo o tecido urbano, para estimular a atração de novos negócios”. 

Sobre a nova unidade, o presidente do Procon-MA e diretor do Viva, Duarte Júnior, pontuou que o objetivo do Governo do Maranhão é garantir o acesso aos direitos constitucionais a todo cidadão maranhense. “A população desta área e as adjacências agora poderão dispor da série de serviços oferecidos pelo Viva, mais próximo e com maior agilidade”, reforçou Duarte Júnior.
O prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, destacou a importância do órgão como gerador de benefícios para o município e também às áreas próximas. “Vai tornar acessível serviços fundamentais para a população. Esse foco do governador Flávio Dino na descentralização dos serviços essenciais mostra o compromisso e como a gestão se importa com a melhoria de vida das comunidades”, ressaltou.

Estiveram presentes ao evento o vice-governador Carlos Brandão; o deputado estadual Bira do Pindaré, representando os parlamentares da Assembleia Legislativa do Maranhão; o secretário Estadual de Direitos Humanos, Francisco Gonçalves; a diretora do Viva Pátio Norte, Irene Moura, lojistas e empresários; o vereador Nonato Lima, a secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Renda, Jocélia Silva, demais autoridades e lideranças de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

Menos gastos
Os novos prédios do Viva em funcionamento resultaram na economia de recursos e facilitaram o acesso da população. Referindo-se à antiga estrutura no bairro Jacarati, o governador pontuou que o prédio com 19 guichês e custo de R$ 79 mil mensais aos cofres públicos foi substituído por outro – na Beira Mar – com 72 guichês de atendimento e custo de apenas R$ 25 mil por mês. “Estamos melhorando os serviços do Viva, diminuindo os gastos públicos. Isso é uma demonstração de respeito com o dinheiro da população”, disse o governador.

A unidade da Beira Mar suscitou ainda o aparecimento de novos negócios e maior movimentação econômica e social com a valorização e maior visibilidade ao Centro Histórico, frisou Flávio Dino. “Assim como a inauguração desta unidade neste shopping não é isolada, mas parte de um planejamento com foco no desenvolvimento urbano considerando a densidade populacional crescente”, relacionou o governador do Maranhão. “Todos que procurarem esses serviços devem ser bem atendidos, com respeito, dignidade e eficiência”, concluiu Flávio Dino.

Serviços essenciais
O Viva Pátio Norte Shopping possui 72 guichês de atendimento e capacidade para atender mais de quatro mil pessoas por dia em um prédio todo estruturado e que atende as normas de acessibilidade. Na lista de serviços oferecidos pelo Viva estão: emissão de documentos pessoais (RG, CPF, Carteira de Trabalho); atualização do CadÚnico; consulta ao Seguro Desemprego; acesso a serviços do Detran, da Cemar e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE); emissão de certidões de IPTU; ITBI e Antecedentes Criminais e serviços da Prefeitura de São José de Ribamar.

Expansão do Viva

A inauguração do Viva Pátio Norte Shopping, assim como a unidade da Avenida Beira-Mar, integram projeto de expansão e descentralização destes serviços, pelo Governo do Estado. Além destes, a população conta com postos no Shopping da Ilha (Maranhão Novo), Shopping Passeio (Cohatrac) e ao lado da Rádio Comunitária Cidadania FM (Vila Janaína) – cada um atendendo, aproximadamente, 300 pessoas por dia. Os serviços Viva estão disponíveis, ainda, em mais de 13 municípios maranhenses e serão inauguradas novos postos em Barra do Corda, Chapadinha e Codó. As unidades em Imperatriz e Coroatá serão reestruturadas.

Um comentário:

  1. Gilberto, o VIVA em Codó já nasceu MORTO. Há 9 meses fizeram promessas. Após, ADIOS.

    ResponderExcluir