Laudo indicou presença de pelo 'acima do
valor permitido'.
Em 2013, também foi encontrado pelo de
rato em lote de ketchup.
Do G1, em São Paulo
A Agência Nacional de Vigilância
Sanitária (Anvisa) proibiu a distrição e venda em todo o país de um lote de
extrato de tomate da marca Heinz, porque foi encontrado pelo de roedor em
amostras do produto. A medida prevê que a empresa também terá de recolher o
extrato contaminado do estoque que estiver à venda no no mercado.
De acordo com a Heinz, trata-se de um
caso de julho de 2015 e que, na ocasião, todos os produtos foram recolhidos,
"não havendo qualquer contraindicação ao consumo dos lotes presentes nos
mercados hoje".
De acordo com resolução publicada no
"Diário Oficial da União" desta segunda-feira (18), um laudo emitido
pela Fundação Ezequiel Dias, de Minas Gerais, detectou "matéria estranha
indicativa de risco à saúde humana" acima do limite máximo de tolerância
pela legislação.
O lote de que trata a resolução é o L06,
com validade até 01/04/2017. O produto é fabricado pela Heinz Brasil S.A,
localizada em Nerópolis (GO).
Ketchup
Em 2013, a Anvisa determinou a
interdição de um lote de ketchup da Heinz com base em laudos que também
apontaram a presença de pelos de roedores no produto.
Veja
a nota da Heinz na íntegra:
"A Kraft Heinz Brasil informa que o
caso se trata de notificação realizada em julho de 2015 pela Gerência Colegiada
da Superintendência de Vigilância Sanitária de Minas Gerais, acerca de lote
encontrado somente nessa região. Na ocasião a empresa recolheu as embalagens
disponíveis no comércio do lote 06, validade 4/2017, de extrato de tomate da
marca, não havendo qualquer contraindicação ao consumo dos lotes presentes nos
mercados hoje. Em 14 junho deste ano, o processo foi dado como encerrado pela
ANVISA, com a publicação no Diário Oficial da União.
A companhia declara que adota rigoroso
controle de qualidade em todas as etapas da produção, desde a escolha de
fornecedores, processo produtivo e distribuição final dos seus produtos.
Internamente ainda possui diversos mecanismos que avaliam de forma constante
suas boas práticas de fabricação dentro de um Sistema de Gestão da Qualidade
próprio. A Kraft Heinz Brasil reafirma seu total respeito, transparência e compromisso
com o consumidor, com o foco constante na máxima qualidade de seus produtos,
comprovada e reconhecida em todo o mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário