sábado, 9 de julho de 2016

Governo entrega mais 10 escolas reconstruídas em oito municípios e beneficia 6 mil alunos

Ao todo, foram investidos R$ 10,5 milhões que irão beneficiar 6.254 estudantes maranhenses nesta etapa de entregas. A primeira fase contou com a entrega de 30 escolas, em 17 municípios, que propiciaram condições dignas de estudo para 19 mil alunos.
O Governo do Estado entregou mais 10 unidades escolares reconstruídas em oito municípios, na manhã deste sábado (9), como parte do ‘Escola Digna’, que está beneficiando milhares de alunos com a maior ação de investimento na infraestrutura de escolas da história do Maranhão. As entregas foram feitas na capital, São Luís, e nas cidades de Axixá, Caxias, Codó, Itapecuru, Matinha, Riachão e Timbiras.

Em São Luís, o governador Flávio Dino entregou o Centro de Ensino Margarida Pires Leal, na Alemanha, e garantiu que a educação é prioridade e os investimentos irão continuar até 2018. Em outros municípios, Secretários de Estado participaram das solenidades de entregas simultâneas das unidades e conferiram de perto o agradecimento da comunidade escolar maranhense.

O governador Flávio Dino ressaltou que até o próximo mês o Governo chegará à meta de 60 escolas totalmente reconstruídas, além das mais de 200 que estão em manutenção em todas as regiões do estado. Ele enfatizou que a educação é um dos pilares para uma sociedade mais justa, e uma boa infraestrutura é componente fundamental para um ensino de qualidade. “Uma infraestrutura adequada é decisiva para que a aprendizagem possa se dar em condições melhores para os alunos, professores, funcionários e comunidade escolar”, realçou.

O governador assegurou que os investimentos irão continuar até alcançar todas as unidades escolares da Rede Estadual de Ensino. “Esse é um programa que vai prosseguir durante os quatro anos do nosso Governo, assegurando a toda comunidade escolar e à sociedade maranhense que até o final desse período nós vamos intervir para aprimorar todos os prédios escolares sob gestão do Governo do Estado. Já estamos fazendo isso e vamos continuar nos próximos meses e nos próximos anos”, afirmou Flávio Dino.

Em Itapecuru, o secretário de Estado da Comunicação e Assuntos Políticos, Márcio Jerry, destacou a importância dos investimentos realizados pela gestão estadual. “Não há no mundo inteiro uma civilização que tenha conseguido melhorar o padrão de vida geral do seu povo sem investir em educação. Por isso, a entrega dessas escolas também possui uma importância simbólica muito grande que é a reiteração do compromisso do governador Flávio Dino com a educação como caminho para mudar profundamente a realidade do Maranhão”, frisou.

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, esteve na cidade de Timbiras para entrega do Centro de Ensino Paulo Freire, onde destacou o novo modelo de gestão que está sendo desenvolvido no estado. “É uma honra estar aqui em Timbiras em nome do governador Flávio Dino entregando para a comunidade uma nova escola. Uma nova escola do ponto de vista físico com uma nova estrutura, completamente reconstruída. E também uma nova escola do ponto de vista ideológico porque estamos substituindo o nome da escola que antes era de um ditador da era militar por um grande pedagogo, Paulo Freire, que trouxe luz para a educação brasileira”, afirmou Felipe Camarão.

População aprova educação como prioridade do Estado

Por todas as cidades, o sentimento foi de agradecimento ao Governo do Estado pelas reformas e reconstrução das unidades. “A escola reformada é um sonho que pedimos muito, agora vamos poder aprender mais”, disse Francisca Beatriz, de 11 anos, estudante do 6º ano do Centro de Ensino (CE) Cristóvão Colombo, em Caxias.

Em Axixá, as estudantes Lara Marques, de 21anos, Framacelma Dias, de 16 anos, e Laís Nogueira, de 15 anos, recordam que, antes da reforma completa da escola, colegas levavam copos com gelo para minimizar o calor, incômodo que gerava distrações. Para os alunos, a reforma proporcionou um ambiente de ensino muito mais agradável. “Era difícil suportar o calor. Os alunos ficavam inquietos”, disse Framacelma Dias, aluna do 3º ano do Ensino Médio do CE Estado do Acre.

“Sempre tivemos este cuidado de preservar a nossa escola. Agora, após a reforma, nossa escola ficou perfeita, com estrutura adequada”, comentou Edmilson Mendonça, 16 anos, estudante do 3º ano do CE Aniceto Mariano Costa, em Matinha. Já a estudante Ariana Almeida, 16 anos, do 9º ano do CE Cristóvão Colombo, em Caxias, destacou o orgulho com o novo espaço de ensino. “Receber todo mundo na minha escola que agora está bonita é um momento de grande felicidade. Obrigada governador”, disse.

Em Codó, o Centro de Ensino Quilombola de Formação por Alternância Ana Moreira foi contemplado com a reforma que beneficiará 73 alunos. A escola fica localizada no Povoado Santo Antônio dos Pretos e conjuga, de forma alternada, o conhecimento em sala de aula com o trabalho no campo. Em Itapecuru, no povoado de Santa Joana, também foi entregue o Centro de Ensino Quilombola de Formação por Alternância Olegário Bispo da Silva.

“As reformas estão de parabéns. Tinha muita goteira na escola e o telhado foi todo reformado, os banheiros estão novos. Agora os alunos vão estudar com muito mais vontade”, afirmou Sandro da Conceição Rodrigues, de 19 anos, que cursa o 2º ano do Ensino Médio no CE Olegário Bispo da Silva.

Investimentos

Ao todo, foram investidos R$ 10,5 milhões que irão beneficiar 6.254 estudantes maranhenses nesta etapa de entregas. A primeira fase contou com a entrega de 30 escolas, em 17 municípios, que propiciaram condições dignas de estudo para 19 mil alunos. Com as reformas, executadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), as escolas ganharam telhados e pisos recuperados, instalações hidráulicas e elétricas renovadas, pintura das paredes, instalações de ar condicionados nas salas de aula, instalação de novos quadros, reforma de banheiros, troca de portas e de luminárias, instalação da subestação de energia elétrica e, em algumas unidades, houve adequação dos espaços de lazer e reforma das quadras.

Escola Digna


Além do Programa de Reconstrução de Escolas da Rede Estadual, o Governo do Maranhão também avançou na implantação do Programa ‘Escola Digna’ que está substituindo escolas de taipas nos municípios por unidades escolares totalmente equipadas. No próximo sábado (16), o governador Flávio Dino entregará, em Fortaleza dos Nogueiras, a primeira das 300 escolas que serão construídas no âmbito da iniciativa. “Nós temos conquistas permanentes naquele que é um componente fundamental para uma educação de qualidade”, pontuou o governador, enfatizando a importância de uma infraestrutura digna para os estudantes e professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...