Rádio Voz do Maranhão

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Moro chama João Alberto e Paulo Paim como testemunhas de Gim Argello

Senadores haviam solicitado dispensa da audiência sob argumento que não teriam como 'colaborar com os fatos', mas juiz da Lava Jato decidiu notificá-los.
João Alberto também participou de outras reuniões do colegiado, que concluiu os trabalhos sem convocar nenhum empresário das empreiteiras na mira da Lava Jato.
POR MATEUS COUTINHO,
JULIA AFFONSO, FAUSTO MACEDO
E RICARDO BRANDT
O Estado de São Paulo

O juiz da Lava Jato Sérgio Moro mandou notificar os senadores Paulo Paim (PT-RS) e João Alberto Souza (PMDB- MA), para que deponham como testemunhas do ex-senador Gim Argello (PTB) na ação em que ele é acusado de receber ao menos R$ 5,3 milhões em propinas para evitar convocar empreiteiros nas CPIs da Petrobrás no Congresso e no Senado em 2014.

Os senadores estão entre os quinze parlamentares arrolados pela defesa de Argello, mas pediram ao juiz da Lava Jato para não serem ouvidos como testemunhas dele alegando, dentre outros motivos, que não possuem “condições de colaborar” com o esclarecimento dos fatos. A defesa de Argello, porém, recorreu e argumentou que Paulo Paim foi suplente da CPI Mista da Petrobrás em 2014, tendo participado de duas reuniões do colegiado, inclusive a reunião que aprovou o relatório final da comissão e foi presidida por Argello.

Já em relação a João Alberto de Souza, que hoje é suplente na Comissão do Impeachment, a defesa de Argello apontou que ele foi presidente da primeira reunião do colegiado, que elegeu o então senador e hoje ministro do TCU Vital do Rêgo (PMDB) presidente da comissão. Além disso, João Alberto também participou de outras reuniões do colegiado, que concluiu os trabalhos sem convocar nenhum empresário das empreiteiras na mira da Lava Jato.

“Como membros da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, participaram dos trabalhos realizados, podendo, certamente, contribuir para a elucidação dos fatos ora investigados, em especial, como se deram os andamentos dos trabalhos realizados pela citada Comissão”, afirma a defesa de Argello em petição ao juiz Sérgio Moro.

Diante dos argumentos, o juiz da Lava Jato mandou chamar os dois parlamentares para que informassem um horário para depor. Como não são de Curitiba, eles podem ser ouvidos também por meio de videoconferência.

“Agregue-se que, apesar da solicitação de dispensa, a Defesa ouvida insistiu na oitiva, alegando que não arrolou os Exmos. Senadores como testemunhas de caráter e que diante do esclarecimento não pode o Juízo dispensar a sua oitiva”, assinalou Moro. Parlamentares possuem foro privilegiado e só podem ser julgados pelo Supremo Tribunal Federal. Como foram convocados como testemunhas, porém, Paulo Paim e João Alberto não são investigados e podem depor para o juiz da Lava Jato.

Além deles, o senador Sérgio Petecão (PSD-AC), também elencado como testemunha de Argello, alegou não ter nada a contribuir com a investigação e pediu dispensa. Neste caso, Moro pediu uma manifestação da defesa de Argello para decidir se vai chamar novamente o parlamentar para depor.

Questionado pela reportagem, o senador João Alberto informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que vai marcar ‘o quanto antes’ o depoimento perante o juiz da Lava Jato ‘seguindo todas as normas legais’.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de Paulo Paim, mas não obteve retorno. O espaço está aberto para a manifestação de Paim.

VEJA A LISTA COMPLETA DAS TESTEMUNHAS DE GIM ARGELLO:

Senador João Alberto Souza – PMDB-MA
Senador Sérgio Petecão – PSD-AC
Senador Humberto Costa – PT-PE
Senador Acir Gurgacz – PDT- RO
Senador Álvaro Dias – PV-PR
Ex-senador Antonio Carlos Rodrigues – PR-SP
Deputado Marco Maia – PT-RS
Hugo Napoleão, ex-ministro da Educação, ex-governador do Piaui e ex-senador que tentou se eleger em 2014 deputado pelo PSD-PI, mas não foi eleito
Deputado Rodrigo Maia – DEM-RJ
Deputado Carlos Sampaio – PSDB-SP
Senador José Pimentel – PT-PI
Senador Flexa Ribeiro – PSDB-PA
Senador Paulo Paim – PT-RS
Deputado Antonio Imbassahy – PSDB-BA
Deputado Hugo Leal – PSB-RJ
Deputado Antonio Brito – PSD-BA
Deputado Aguinaldo Ribeiro – PP-PB
Vital do Rêgo – ministro do TCU

Dirceu Vieira Machado – diretor das comissões de inquérito do Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário