Rádio Voz do Maranhão

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Polícia Militar define planejamento de operações de combate à criminalidade no interior do estado; ações começam na quarta-feira (20)

O método de ação em cada município já está definido pelos comandantes, considerando as demandas de cada área e será colocado em prática a partir desta quarta-feira (20).
Realizar planejamento estratégico, definir ações setorizadas e avaliar as ações e demandas de segurança nos municípios do interior do estado. Estes foram os objetivos da reunião, realizada nesta segunda-feira (18), que contou com a presença de todos os comandantes da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), na sede do Comando Geral, no Calhau.

O secretário de Estado de Segurança Pública (SSP), Jefferson Portela, ressaltou a importância da reunião geral para êxito das ações na área. Ele explicou que a definição de um plano estratégico a ser seguido em todo o Maranhão é de grande resolutividade na contenção da criminalidade e mostra o poder de organização do policiamento.

O comandante-geral da PMMA, coronel Frederico de Jesus Pereira, destacou que o foco do encontro é a definição de operações padronizadas para todo o interior do estado. Na reunião, ele determinou que sejam realizadas quatro operações específicas para prevenção de crimes diversos. “São ações já desenvolvidas na capital que tiveram êxito diminuindo os índices de criminalidade e que vão intensificar o trabalho da polícia nos interiores”, explicou coronel Pereira.

O método de ação em cada município já está definido pelos comandantes, considerando as demandas de cada área e será colocado em prática a partir desta quarta-feira (20). As ações incluem a Busca Implacável, para combater os roubos a coletivos; Operação Posseidon, que consiste em ação policial de massa, surpresa e rápida em locais de grande circulação de pessoas como ferryboat, terminais rodoviários, saídas das cidades; a Malha Metropolitana, ação que vai destacar maior efetivo de policiamento nas ruas, priorizando áreas com grande circulação de pessoas e aumentando os pontos de permanência policial; e a Cerco Total, executada para a prevenção e combate de homicídios e roubos nos bairros.

O comandante da Polícia Militar destaca que essa padronização das operações é uma necessidade para combater o crime de maneira mais organizada e expressiva. Os comandantes terão metas a cumprir e serão cobrados os resultados destas ações. Pereira enfatiza ainda que a palavra de ordem é inovação. “Com esse conjunto de operações pretendemos que a polícia esteja ainda mais próxima da população e aumente a segurança. A presença ostensiva vai impedir a ação criminosa, pois vendo a polícia nas ruas o crime tende a retrair”, explicou o comandante.

Ele antecipou a segunda etapa do encontro que vai tratar da prevenção e combate aos assaltos a bancos. Como uma das estratégias de operação, existe a possibilidade de um trabalho em parceria com as gestões municipais e com os próprios agentes bancários para que a polícia se antecipe à ação das quadrilhas. Uma reunião será realizada nesta terça-feira (19), a partir das 8h, no Comando Geral da PMMA.

Planejamento

Durante a reunião, os comandantes puderam relatar o cenário em suas cidades; sugerir formas de otimizar os resultados das operações, considerando a demanda de cada região; e definir o plano estratégico a ser seguido. “Esse momento de reunir é importante para que possamos nos organizar com o comando e sair daqui com as definições para o nosso efetivo”, avaliou o major Hudson Carneiro Vieira, comandante do 17° Batalhão de Polícia Militar de Codó. A proteção da área bancária é a preocupação maior do Batalhão codoense, destacou o major Hudson.


O comandante da 7ª Companhia Independente de Rosário, major Zadock Junior, sugeriu a realização de mais barreiras em pontos diversos para prevenir os crimes. “O criminoso precisa ver a polícia e vejo nas barreiras nas ruas, em pontos estratégicos e áreas comerciais, uma ação direta e mais viável de resultados rápidos. Contamos com todo o nosso efetivo para que esse trabalho seja intensificado”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário