Rádio Voz do Maranhão

sábado, 27 de agosto de 2016

Em artigo, Flávio Dino destaca entrega de 100 obras em agosto

Fico feliz que o mês de agosto, sempre marcado por tantos problemas políticos, tenha sido o mês de um recorde: fizemos cem inaugurações e entregas, o que dá mais de três por dia. Apesar da gigantesca crise política e econômica no país,  estamos conseguindo resultados que garantem a melhora efetiva da qualidade de vida da nossa população, com a entrega de 100 obras nos 31 dias de agosto.

O Governo de Todos Nós fez inaugurações que ampliam serviços públicos em saúde, educação, segurança, assistência social e abastecimento de água. Na saúde, entregamos dois novos hospitais regionais – em Imperatriz e Santa Inês. Em setembro, será o próximo, de Bacabal. Eles vêm se somar aos de Pinheiro e Caxias, totalizando cinco novos hospitais regionais de nosso governo.

Esse modelo de hospital regional foi planejado pelo governador Jackson Lago, que fez o primeiro deles, em Presidente Dutra, e ajuda a descentralizar os serviços. São hospitais que funcionam de verdade, com equipamentos e médicos, evitando que os pacientes da região tenham de se deslocar por centenas de quilômetros por um atendimento.

Na área de educação, foram entregues 16 escolas reconstruídas, como parte do programa Escola Digna, que está dando condições básicas de infraestrutura para o aprendizado de centenas de crianças. Dentro do programa Água para Todos, inauguramos este mês dois sistemas de água – Santa Inês e Chapadinha – e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Vinhais, que vai aumentar de 4% para 40% o volume de tratamento de esgoto em São Luís, atendendo 350 mil ludovicenses.

Na segurança, entregamos 45 viaturas que totalizarão 300 novas ao longo do ano. São veículos de última geração, equipados com tecnologia que permite a integração dos dados colhidos na rua em operações policiais com o Centro Integrado de Polícia e Segurança (CIOPS). Medidas como essas têm feito o índice de resolução de homicídios em nosso estado subir de 8% para mais de 40% em nosso governo. Também em agosto o governo entregou unidades do VIVA, 41 Centros de Assistência Social e a reestruturação do terminal da Ponta da Espera.

Interligando todas essas obras, temos o Programa Mais Asfalto, que garante condições seguras de acesso a serviços como saúde e educação. Tivemos dezenas de entregas do Mais Asfalto este mês e, ao todo, o programa tem 2 mil quilômetros entregues ou em pavimentação em todo o estado, em rodovias e vias urbanas – o que corresponderia à distância entre São Luís e Brasília.

Esse volume recorde de inaugurações deriva de uma só receita: combinação entre a boa aplicação dos recursos públicos e uma equipe motivada. Em momentos de crise, não é hora de cortar gastos públicos, como defendem muitos governantes. É hora de manter os investimentos que fazem a economia girar e que ampliam os direitos de quem mais sofre com a crise.

Esta semana, recebi a carta de seu Raimundo, que trabalha como pedreiro de dia e estuda à noite no Sim, Eu Posso para se alfabetizar. E assisti ao vídeo de seu Vicente, de 80 anos, que leu a primeira carta que escreveu também graças ao programa. Ao ler e ouvir tantos depoimentos que me emocionam, só aumenta minha certeza de que estamos no caminho certo e que vale a pena a gente se indignar com as injustiças e dedicar-se a uma causa. Vale a pena acreditar na construção de um Maranhão melhor para todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário