Rádio Voz do Maranhão

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Ruas do Centro de São Luís são restauradas pelo governo com investimento de R$ 3,7 milhões

Com o investimento de R$ 3,7 milhões, o Governo do Maranhão asfaltou 16 km do Centro de São Luís. Quem passa pela Rua da Paz, de Santana, do Sol e dos Afogados, dentre outras dezenas de vias do movimentado comércio da capital maranhense, pôde perceber a melhoria executada com o Programa Mais Asfalto. O programa é desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com os municípios atendidos, no caso da capital com a Prefeitura de São Luís.

Na lista de obras, foram realizados serviços de drenagem superficial, implantação de sarjeta e de meio-fio, além da revisão da rede de iluminação pública. O trabalho tem sido elogiado por trabalhadores e moradores da área. 

O comerciante José Ribamar Machado Mendes, de 50 anos, trabalha em uma padaria na Rua dos Afogados e elogiou a reestruturação das vias. 

“Isso aqui estava horrível, as ruas estavam totalmente esburacadas, dificultando o trânsito e até mesmo a parada dos nossos clientes. Era quase impossível estacionar nas ruas, que além de estreitas, estavam cheias de buracos. Essa visão dos governantes de perceber o que a população precisa é essencial para se realizar uma administração democrática”, disse.

Trabalhando na praça como taxista, o motorista José Ribamar Carvalho Júnior, de 38 anos, disse que vê a melhoria principalmente no trânsito. 

“O buraco não só atrapalha o trânsito, como também gera prejuízos para os motoristas, além de congestionamento e irritação para quem passa o dia trabalhando dentro do carro. Com uma via plana e limpa, você consegue conduzir melhor a direção do seu veículo e sem ter que ficar parando”, comentou.

O estudante universitário Rogério Cardoso, de 18 anos, desce diariamente toda a Rua do Sol no seu skate. Com as rodas deslizando no asfalto novo, ele afirmou que antes não conseguia realizar manobras como as que faz atualmente. 
“Circular aqui na área era difícil. Hoje em dia, com a obra para tapar os buracos, a gente consegue desenvolver melhor as manobras, além de andar com muito mais segurança. Antigamente o skate não deslizava nas ruas, em vez disso caía nos buracos, e causava acidentes em quem se arriscava”, disse.

Morador da Rua dos Afogados, o engenheiro Arlindo Carvalho, de 62 anos, fala que as obras do Programa Mais Asfalto melhoraram a trafegabilidade na rua em que mora e que ele torce para que a ação do Governo seja expandida para outros pontos da cidade. 

“Acabou com aquela rua esburaca que estava antes. Era ruim para todo mundo, principalmente para gente que reside aqui. Sabemos que existe um esforço grande e eu espero que não pare por aqui essas obras”, comentou.

Além do apoio dos moradores, a ação do Governo, no Centro Histórico de São Luís, movimenta e aquece o turismo. “O Governo do Estado tem muita satisfação em contribuir para o bem-estar de todos, não só aqui, mas em todo o Maranhão. O Mais Asfalto é um programa vitorioso do governador Flávio Dino, que está levando asfalto aos municípios maranhenses, sendo mais de 150 contemplados. O programa ajuda a melhorar a qualidade de vida da população, retirando a lama e a poeira da porta da casa das pessoas, melhorando o tráfego, o trânsito, o sagrado direito de ir e vir dos cidadãos”, afirmou o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto.

Desde o início do programa em São Luís, 17 bairros já foram beneficiados com 120 km de vias recuperadas e asfaltadas. Na atual fase, além do Centro, foram incluídas a recuperação do pavimento na Avenida Guajajaras, no Terminal Rodoviário de São Luís, e na Avenida dos Holandeses.

As ações do programa ultrapassam os limites de São Luís e alcançam outros municípios maranhenses. “Já são mais de 900 quilômetros executados, e sempre lembrando que não se trata de uma responsabilidade fundamental do Governo do Estado, e sim das prefeituras, mas o governador está sempre atento às necessidades da população, e com isso criou o programa, o qual nós estamos executando. Isso que realmente tem sido um destaque da administração, devido aos benefícios que são obtidos através da sua execução”, ressaltou o secretário Clayton Noleto.

Com a instituição do Mais Asfalto nos municípios, o acesso aos demais serviços públicos se tornaram facilitados, como o tráfego das ambulâncias e das viaturas. “Nós estamos trabalhando firmemente e com muita seriedade. Isso mostra a correta aplicação do recurso público para que o programa possa avançar cada vez mais nos municípios e ajudar a melhorar a vida das pessoas”, declarou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário