Rádio Voz do Maranhão

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Edivaldo lidera com 42% e pode vencer no primeiro turno, revela pesquisa O Imparcial

Atual prefeito lidera a disputa e, de acordo com votos válidos, pode sacramentar eleição já no primeiro turno, revela o Instituto Impar Pesquisas.
A três dias do primeiro turno das eleições, a segunda consulta realizada pelo Instituto Impar Pesquisas avaliando a disputa eleitoral em São Luís apresenta um cenário incerto sobre a realização de segundo turno na capital maranhense. No cenário estimulado, Edivaldo Holanda Júnior (PDT) ampliou sua liderança, com 42% das intenções, tendo Wellington (PP), que também cresceu, em segundo, com 23%.

O segundo pelotão, formado pelos candidatos que não alcançaram os dois dígitos, é aberto por Eliziane Gama (PPS). Despencando na preferência do eleitorado, a popular socialista agora soma minguados 9%. Eduardo Braide (PMN) e Fábio Câmara (PMDB) somam 3% cada um. A vereadora Rose Sales (PMB) foi citada por 2% dos entrevistados, Cláudia Durans (PSTU) e Zé Luís Lago (PHS), têm 1% de preferência e Valdeny Barros (PSOL) não pontuou.

A pesquisa foi contratada pelo grupo O Imparcial junto ao Instituto Impar Pesquisas e registrada na Justiça Eleitoral no dia 22 de setembro com o protocolo MA-07924 no TRE-MA. Foram ouvidas 1.100 pessoas em 108 bairros da capital, incluindo a zona rural.

O levantamento foi realizado entre 23 e 27 de setembro. A margem de erro é de 3% pra mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O plano amostral segue o método da amostra aleatória simples para a proporção.

Votos válidos

Considerando uma projeção apenas dos votos válidos, contagem semelhante a que é realizada na apuração das urnas, Edivaldo Holanda aparece com 52% do eleitorado, o que lhe dá vitória no primeiro turno. Wellington do Curso teria 26%, Eliziane Gama 11%, Fábio Câmara 4%, Rose Sales (3%), Eduardo Braide 3%, Cláudia Durans 1%, Zé Luís Lago 1% e Valdeny Barros 0%.
Espontânea

Na pesquisa espontânea, em que é perguntada a intenção de voto e não é ofertada uma lista com o nome dos concorrentes, avaliando a lembrança do eleitor sobre os candidatos, Edivaldo Holanda também lidera com 41%.

No segundo lugar, Wellington do Curso aparece com 21%. Com 8%, Eliziane está em terceiro. Eduardo Braide e Fábio Câmara possuem 3% cada um. Rose Sales tem 2% e Zé Luís Lago e Cláudia Durans têm 1% cada. Nenhum dos pesquisados afirmou votar em Valdeny Barros. 20% do eleitorado compõem brancos, nulos ou não optam por nenhum dos candidatos.

Rejeição

A pesquisa também avaliou a rejeição dos candidatos registrados na Justiça Eleitoral. Ao serem questionados sobre qual candidato não votariam, 24% dos eleitores consultados indicaram Eliziane Gama. Edivaldo Holanda Júnior é o segundo mais rejeitado, com 23%, seguido por Wellington do Curso que tem 14% de rejeição.

Na sequência de rejeição, Fábio Cãmara (4%), Rose Sales (3%), Zé Luís Lago (2%), Cláudia Durans (1%), Eduardo Braide (1%) e Valdeny Barros (1%).

Os eleitores que não rejeitam nenhum dos candidatos somam 21% e brancos e nulos 6%.

Segundo turno

O Instituto Impar elaborou três cenários para o segundo turno. No mais provável, em que Edivaldo e Wellington se enfrentariam, o atual prefeito possui 48,3% de preferência, contra 32,7% do pepista. Não sabem representam 7,5%, brancos e nulos são 11,5%.

Em um cenário de Edivaldo contra Eliziane, 51,8% preferem o autal prefeito, contra 22,3% de preferência à deputada socialista. Não sabem representam 10,1%, brancos e nulos são 15,8%.

Numa disputa entre Wellington e Eliziane, o deputado progressista se sairia melhor, com 45,5%, contra 22,7% da popular socialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário