Rádio Voz do Maranhão

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Em Bacabal, Governo entrega o 5º Hospital em 20 meses de gestão

O Governo do Estado segue inaugurando grandes Hospitais Regionais para ampliar o atendimento ambulatorial e hospitalar de média e alta complexidade da rede estadual. Nesta quinta-feira (15), o governador Flávio Dino esteve em Bacabal para entregar o Hospital Regional Laura Vasconcelos, que tem capacidade para atender cerca de 600 mil pessoas de 11 municípios da Região do Mearim. Esta é a 5º unidade de grande porte inaugurada pelo Governo, antes os regionais de Pinheiro, Caxias, Imperatriz e Santa Inês foram entregues à população maranhense.

Com 46 leitos de internação em clínica médica, cirúrgica e ortopédica, e 10 leitos de UTI adulto, o Hospital Regional de Bacabal garantirá o acesso de pacientes adultos politraumatizados com atendimento qualificado de urgência e emergência. A unidade também beneficiará a população dos municípios de Altamira do Maranhão, Bom Lugar, Brejo de Areia, Conceição do Lago Açu, Lago Verde, Marajá do Sena, Olho d’Água das Cunhãs, Paulo Ramos, São Luiz Gonzaga do Maranhão e Vitorino Freire.

Em seu discurso, o governador Flávio Dino destacou que as obras físicas e equipamentos do hospital custaram algo em torno de R$ 14 milhões, mas o grande desafio do Governo do Estado é manter as despesas de R$ 3 milhões/mês. “Os custos da saúde estão, sobretudo, na manutenção do material médico, dos exames e dos recursos humanos. Hospital todo mundo constrói. O difícil é mantê-lo”, realçou.

De acordo com Flávio Dino, o Governo tomou duas decisões que beneficiarão muito os bacabalenses: a de oferecer serviços de ortopedia, devido a grande demanda de acidentes de motos, e a de mantê-lo como de referência em urgência e emergência. Muito aplaudido e ladeado pelo povo da região, ele visitou as dependências da unidade, conversou com médicos, enfermeiros e trabalhadores, e elogiou a estrutura dos leitos.

O governador reconheceu a dívida histórica decorrente da decisão desastrosa e equivocada da gestão anterior de demolir e fechar o hospital. “Eu acompanhei aqui o clamor da população da região nos últimos três anos, que vivia sem assistência. Eu não fui o responsável, mas o Governo foi. E como eu sou governador agora, quero dizer a vocês que nós nos empenhamos para corrigir esse erro que não foi nosso. E a razão que nós encontramos de reparar esse erro, embora ele não fosse nosso, foi exatamente fazer esse hospital nessas condições”, explicou o governador.

O Hospital Regional de Bacabal oferecerá atendimento em Clínica Médica, Cirúrgica e Ortopédica, Unidade de Terapia Intensiva Adulto, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Serviço Social e Psicologia. Também serão oferecidos à população serviços de apoio, diagnóstico e tratamento como Tomografia, Análises Clínicas, Exames de Radiologia, Ultrassonografia, Eletrocardiografia e Agência Transfusional.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, esclareceu que a entrega do Hospital Laura Vasconcelos corrige um erro grave cometido no passado, quando 600 mil habitantes deixaram de contar com os serviços de um hospital de referência. “A gente entrega esse hospital por respeito ao dinheiro público, com o que há de melhor de saúde no Brasil não só para o Maranhão. Pela primeira vez na história, Bacabal terá uma UTI que vai servir a toda à população”, reiterou.

População elogia entrega do hospital
A vendedora Terezinha de Souza, de 50 anos, relatou que “uma irmã minha já precisou e teve que sair daqui do município pra ser atendida. Com certeza esse hospital vai ajudar muito, especialmente a população mais pobre, porque todo mundo sabe que pobre não tem condição de pagar. Um hospital como esse vai fazer muito bem pra gente”.

A auxiliar de cozinha Osmarina Clotilde, de 24 anos, nem acreditava na conclusão das obras. “Moro aqui há muito tempo e promessa a gente ouve bastante. A gente já ouviu tanto que iam entregar que eu nem acreditava mais. Acho que vai ser muito bom porque vai beneficiar a população”, contou.

Mais benefícios para a saúde de Bacabal
Durante a entrega do Hospital Laura Vasconcelos, o governador anunciou outros benefícios para a saúde de Bacabal. Ele se comprometeu em dar a mobília e os equipamentos para a UPA da cidade.

Além disso, Flávio Dino anunciou que o Governo vai acompanhar a estatística do Hospital Regional e, dependendo da movimentação, começar o estudo para a ampliação da unidade. “Nosso desafio era abrir o hospital. Agora é abrir a UPA e depois vamos discutir a ampliação do Laura Vasconcelos”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário