terça-feira, 18 de outubro de 2016

Flávio Dino entrega novo Restaurante Popular da Cidade Olímpica

Sob aplausos, o governador Flávio Dino entregou o novo Restaurante Popular do bairro Cidade Olímpica, em São Luís, na manhã desta terça-feira (18). 

Ele destacou o esforço do Governo do Estado em entregar um espaço digno que assegure alimentação de qualidade para a pequena Sofia e para a comunidade da Cidade Olímpica e bairros adjacentes.

“É uma reivindicação de enorme importância, esse restaurante era muito pequeno, não atendia a demanda da cidade olímpica e bairros vizinho. Nós fizemos um investimento e estamos mantendo esse equipamento de segurança alimentar e na verdade estamos ampliando essa rede. Nós já abrimos este ano seis novos restaurantes, temos mais três para abrir”, destacou o governador Flávio Dino.

Mantido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), o Restaurante Popular da Cidade Olímpica funciona de segunda a sexta-feira, com a refeição a R$ 2. E isto permanece igual, o que mudou mesmo foi a estrutura do espaço. 

O restaurante passou de 13, para 19 mesas com capacidade para 158 pessoas no total – com o fluxo chega a 1350 almoços e 625 jantares. Além disso, foi ampliada a área da lavanderia, construído um depósito de estoque para guardar descartáveis e foram feitos novos banheiros, com acessibilidade para pessoas com deficiência.

“Queria dizer da minha alegria de estar aqui hoje na Cidade Olímpica. Todos vocês eram usuários desse restaurante e conheciam a situação desse restaurante, a gente não tinha as condições necessárias para aplicar verdadeiramente a política de segurança alimentar e nutricional. E hoje com muita alegria a gente vem fazer a reinauguração da expansão do restaurante popular, para dar ainda mais dignidade, respeito e uma alimentação balanceada”, pontou o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista.

A população aprovou a inciativa. A líder comunitária Mary Marcia, por exemplo, lembrou como a nova estrutura vai melhorar o atendimento a quem busca alimentação de qualidade. “Para mim é uma honra receber um restaurante dessa magnitude, receber um restaurante dentro da nossa comunidade. A Cidade Olímpica hoje está em festa, a nossa população mais carente, que todo dia busca nesse restaurante sua alimentação e da sua família, encontra uma estrutura digna de uma salva de palmas, a população agradece”, opinou Mary, que é uma das fundadoras do bairro.

Expansão

O governador Flávio Dino lembrou que o objetivo é melhorar a estrutura dos restaurantes já existentes e expandir a rede, chegando a várias cidades do Maranhão.

“Vamos chegar, em apenas um ano, em uma capacidade muito maior, mais que o dobro do que já existia. E ao final do nosso governo vamos chegar a 42 equipamentos de segurança alimentar, que fornecem alimentação boa, saudável, balanceada, a um preço subsidiado pelo Governo do Estado, inclusive para melhorar a renda das famílias, porque na medida que elas podem se alimentar bem, a um preço bem pequeno, significa que aumenta a disponibilidade de renda para eles investirem em outras coisas que suas famílias precisam”, pontuou o governador.

Além das refeições, a partir do ano passado os restaurantes populares e cozinhas comunitárias passaram a funcionar de forma plena, como preconiza a Política da Segurança Alimentar e Nutricional. Na unidade da Cidade Olímpica, por exemplo, são ofertados o atendimento nutricional diariamente de forma gratuita e regularmente são realizadas oficinas gastronômicas, cursos de boas práticas e cursos através do Cozinha Brasil.

Os Restaurantes também servem de espaço para a oferta de cursos, como explica o secretário Neto Evangelista.

“O modelo que a gente trabalha, com curso de capacitação, cursos com a nossa criançada, chefes mirins, fazendo com que os equipamentos sejam verdadeiros equipamentos públicos para as pessoas usarem não apenas com fornecimento de alimentação de qualidade, mas também como espaço de inclusão social e de unidade das comunidades. A gente vem fazendo essa expansão em todo o Maranhão”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...