Rádio Voz do Maranhão

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Governo vistoria obras na Forquilha e Parque Vitória

O Secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, vistoriou obras em andamento na Região Metropolitana de São Luís nesta terça-feira. Realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), as obras de drenagem e pavimentação na área da Forquilha e no Parque Vitória vão beneficiar milhares de pessoas, reduzindo distâncias entre comunidades e facilitando a mobilidade urbana na Ilha, com novos traçados de ruas e a requalificação de caminhos alternativos, que vão desafogar o trânsito.

Uma dessas obras é a pavimentação e drenagem na região da Forquilha, onde há constantes congestionamentos por causa de um grande fluxo de veículos concentrado principalmente em quatro vias: as rodovias MA-201 e MA-202 e as Avenidas Jerônimo de Albuquerque e Guajajaras. No local, o Governo do Estado está investindo R$ 8,4 milhões de reais na recuperação de ruas, construção de rede de drenagem profunda e superficial e um novo traçado geométrico na rotatória da Forquilha, que vai modificar a circulação de carros em um dos pontos de maior congestionamento na Região Metropolitana.

Na rotatória, os veículos terão passagem livre no sentido em direção a São José de Ribamar e Centro de São Luís. Quem vai seguir nas outras direções, utilizará retornos de quadra, sinalizados com semáforos. Ruas paralelas e transversais das avenidas também serão recuperadas e pavimentadas, para que os motoristas tenham opções de tráfego, desafogando os pontos mais congestionados. 

“O governo Flávio Dino enfrenta problemas crônicos e antigos, como este da Forquilha, onde há constantes congestionamentos e alagamentos. Nós vamos resolver esses problemas com a drenagem profunda, a requalificação de ruas e avenidas e o novo traçado da rotatória da Forquilha, intervenções que vão criar novos pontos de fuga para o trânsito”, afirma o Secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto.

Ao todo, onze vias estão recebendo as melhorias na Forquilha. Para os moradores da região, os benefícios são enormes. O jardineiro Luís Carlos dos Santos lembra da situação das ruas. “Aqui era só buraco, cansei de botar entulho por causa do esgoto e da água da chuva que transbordava, nem carro passava. Agora tá uma maravilha, ficou muito bom”, comemora ele. O contador Carlos Celso Tavares viu vários vizinhos ficarem com a casa alagada. “O serviço tá bem feito, espero que com essa obra aqui esse problema seja sanado de uma vez”, explica.

Integração entre municípios e crescimento econômico

No Parque Vitória, o Secretário Clayton Noleto vistoriou outra grande obra do Governo, onde 10 km de ruas e avenidas estão sendo recuperados, com a realização de asfaltamento, drenagem profunda, recapeamento, abertura de vias e urbanização. A maior intervenção é na Estrada da Vitória, principal eixo de ligação entre os bairros da área, que vai ser interligada à MA-202, conectando os municípios de São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, em uma área de grande índice populacional, que abrange cerca de 15 comunidades.

Um dos bairros beneficiados é o Parque São José, onde mora o funcionário público Simão Cirineu, que ressalta a importância da obra de drenagem profunda e pavimentação na Estrada da Vitória e ruas vizinhas. “A verdade é que nós vivemos isolados aqui, por isso somos muito gratos ao Governo do Estado, pois essa via é importante pra Região Metropolitana. E além de integrar os três municípios, a obra nos trouxe autoestima, as pessoas estão investindo mais, novos comércios estão abrindo aqui na região, então esse é um grande incentivo a toda essa população”, afirma.

O Secretário Clayton Noleto confirma que o investimento do Governo já pretendia alcançar todos esses benefícios. “Melhorar o trânsito é melhorar a qualidade de vida das pessoas e o governo tem feito vários investimentos nesse sentido, não só com o Mais Asfalto, que já recuperou mais de 130 km de ruas na Região Metropolitana; como o programa Interbairros, que é importantíssimo, pois está requalificando ruas e avenidas de ligação entre bairros. E aqui no Parque Vitória, já fizemos drenagem profunda e pavimentamos parte da Estrada da Vitória, que já está sendo amplamente utilizada pela população, melhorando o trânsito e respeitando o direito de ir e vir de todos”, assegura Noleto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário