Rádio Voz do Maranhão

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Governo abre terceira padaria e segunda fábrica de chinelos do sistema prisional, na Região Tocantina

Essa semana, o Governo do Estado investiu na abertura de mais duas importantes oficinas de trabalho, no Sistema Penitenciário do Maranhão. 

Desta vez, as unidades beneficiadas pela gestão foram a Penitenciária Regional de Imperatriz, onde foi instalada uma panificadora, a terceira do sistema prisional; e a Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) de Açailândia, que recebeu maquinários para mais uma fábrica de chinelos, a segunda aberta em presídios no estado.

As inaugurações das duas oficinas de trabalho, realizadas segunda-feira (21) e nesta terça-feira (22),  foram prestigiadas pelo próprio secretário de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Murilo Andrade de Oliveira. “A cozinha e a panificadora são só o início. Nosso foco é instalar aqui, em breve, uma fábrica de sofás, a fábrica de vassouras, a de blocos de concreto e os galpões multiuso, possibilitando aos internos a efetiva ressocialização por meio do trabalho”, declarou o secretário.

Em um espaço amplo, bem arejado e iluminado, os internos da Penitenciária Regional de Imperatriz dispõem, agora, de todo equipamento necessário para produzir 1.400 pães por dia, que serão distribuídos nos demais presídios. Na panificadora, por exemplo, eles contam com batedeira, forno, estufa e outros equipamentos. Na ocasião, houve ainda a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Governo e empresa privada para fornecer alimento às unidades penais de Imperatriz.

Além da panificadora, foi inaugurada uma cozinha na unidade. Os empreendimentos irão garantir, no primeiro momento, a capacitação de 12 apenados, sendo 6 trabalhando diariamente em cada um deles. As Unidades Prisionais de Ressocialização (UPR´s) do Olho d´Água e Feminina, ambas em São Luís, são as outras duas onde já operam as panificadoras. Na nova cozinha da unidade prisional, a estimativa é que sejam entregues cerca de 1.400 quentinhas, diariamente.

Chinelos

Na tarde de segunda-feira (21), a gestão prisional inaugurou mais uma fábrica de chinelos no sistema prisional do Maranhão. O empreendimento é resultado de parceria da Seap com empresa privada do ramo de confecção de calçados; e vai capacitar, inicialmente, 10 internos da UPR de Açailândia. A inciativa, que estima produzir 100 pares por dia, corresponde aos esforços do governador Flávio Dino para profissionalizar detentos e humanizar a Execução Penal.

“Essa fábrica, assim como as demais ações de capacitação voltadas aos presos que acontecem no sistema prisional, bem como as que estão por vir, demonstram a total preocupação do Governo do Estado em oferecer oportunidades aos internos de se reinserirem de forma digna ao convívio social. Os internos foram selecionados levando em consideração o bom comportamento e a aptidão para o trabalho; e instruídos a manusear o maquinário”, acrescentou o titular da Seap.

A ação faz parte do projeto “Calçando Sonhos”, desenvolvido pela Supervisão de Trabalho e Renda, sob a coordenação da Secretaria Adjunta de Atendimento e Humanização Penitenciária (SAAHP) da Seap. A UPR de Açailândia é o segundo estabelecimento carcerário a receber a fábrica de chinelos, seguido da UPSL 2, a antiga Cadet de Pedrinhas. O objetivo é instalar a fábrica de chinelos, até o final do ano, em pelo menos outras quatro unidades prisionais.

Mais


As inaugurações da padaria e da fábrica de chinelos foram promovidas pela supervisora de Trabalho e Renda, Grazielle Bacellar; e a secretária adjunta da SAAHP, Odaíza Gadelha. Participaram das cerimônias os diretores da UPR de Açailândia, Bruno Marcos Peixoto Costa, e da Penitenciária Regional de Imperatriz, Wellington Marcos Costa; o defensor público, Arthur Magnus Dantas de Araújo, o presidente do Conselho Comunitário de Açailândia e membro da Pastoral Carcerária, Austragésito do Vale; o gerente administrativo da Oliveira Alimentos LTDA, Ismael Carlos Silva; além de representantes da sociedade civil organizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário