quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Governo entrega mais 75 viaturas e chega a 423 novos veículos policiais em 2016

O governador Flávio Dino entregou mais 75 viaturas novas para as Policias Civil e Militar na tarde desta quinta-feira (10), em solenidade na Praça Maria Aração. Ao todo, já foram entregues 423 novos veículos, só nos últimos 12 meses, para reforçar a segurança no Maranhão.

Este é um número recorde na história do Maranhão, o que impacta diretamente na ampliação da eficácia do sistema de segurança do estado.

“É um investimento bastante expressivo neste momento de crise, mostrando que nós acreditamos no trabalho das polícias, que é fundamental para a nossa comunidade. Hoje estamos entregando 75 viaturas, parte para polícia civil e parte para a militar e anuncio aos maranhenses que teremos agora, no começo de 2017, a incorporação de mais mil policias militares, cumprindo nosso compromisso de a todos os anos ampliar os recursos humanos e os recursos materiais das forças policiais”, informou o governador Flávio Dino.
 
As novas viaturas representam mais uma etapa do processo de modernização da infraestrutura do Sistema de Segurança Pública do Maranhão no âmbito do programa ‘Pacto Pela Paz’. Os veículos do tipo pick up (modelos L200 e Trail Blazer) são adaptados com cela de isolamento e rádios comunicadores para reforças as instituições de segurança no enfrentamento à violência em todo território maranhense. Dos 75 veículos, 30 serão destinadas à Polícia Civil e 45 à Polícia Militar, atendendo setores como a ROTAM, COE e o batalhão de choque.

São Luís receberá 20 viaturas para a Policia Militar (a serem usadas pelos batalhões, além do Choque, COE, ROTAM, COSAR e as USCs) e oito para a polícia civil.

O prefeito Edivaldo Holanda Junior esteve presente na cerimônia de entrega dos veículos e assegura que os benefícios, somadas a outras ações, virão para a população da capital, que ficará mais segura.

“Quero cumprimentar o governador Flávio Dino, que muito tem feito em prol da segurança pública da nossa cidade, com um trabalho que será realizado de forma mais intensa a partir da chegada dessas novas viaturas. A Prefeitura de São Luís também tem feito a sua parte, a partir de ações como a melhoria da iluminação pública e da infraestrutura dos bairros, possibilitando que as viaturas cheguem a ainda mais áreas, além de termos investido no combate às drogas e na geração de emprego e renda”, destacou o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior.

Já para o interior do estado, serão deslocadas 25 viaturas para a PM e 22 para a polícia civil, reforçando o combate à criminalidade das diferentes cidades do Maranhão. O superintendente da Policia Civil no interior, delegado Dicival Gonçalves, explica que as viaturas estão equipadas para melhorar a atuação das policias, garantindo agilidade e tecnologia de ponta.

“Nós agradecemos ao Governo do Estado, que está encaminhando para a superintendência do interior 22 viaturas, que farão deslocamento de presos em 18 delegacias espalhada pelo Maranhão. O que vai otimizar os serviços da polícia judiciária, que é a polícia civil, a que investigativa, somando-se à polícia militar para combater a criminalidade no interior do estado, chegando com carros potentes, que entram em qualquer local de obstáculos”, explicou o delegado.

Viaturas ajudam na diminuição de crimes

A entrega de mais de 400 viaturas, o investimento em armamento e na valorização policial são fatores que estão contribuindo para a diminuição no número de homicídios no Maranhão em 2016, sobretudo em São Luís. De janeiro a setembro deste ano, o número de crimes letais contra a vida em todo o Estado foi 20% menor que o do mesmo período de 2014. A principal redução ocorreu na cidade de São Luís, onde o número total de crimes violentos letais caiu de 521 em 2014 para 411 este ano.

As lesões seguidas de morte tiveram queda de 71% no acumulado de janeiro a setembro deste ano. Os casos de estupro também seguem trajetória descendente importante. Em setembro, houve 30% menos casos na Região Metropolitana de São Luís. Ao longo deste ano, a queda foi ainda mais significativa: 40% menos casos na comparação com o mesmo período de 2014.

Sente a população, mas sente também os profissionais que atuam diariamente no combate à criminalidade. O soldado da PM, Trindade, acredita que as novas viaturas deverão melhorar os serviços prestados e os policias vão, ainda, ficar mais próximo da comunidade.


“Com as viaturas se torna mais fácil a agilidade, terão também mais policiais nas ruas, muitos podem até sair do administrativo para ir às ruas devido a quantidade, e a nos tornaremos mais presentes. Onde não tinha viatura, agora vai ter. Vai melhorar em muito”, opinou o policial.

Um comentário:

  1. Que otima noticia. Segurança é algo muito importante.

    ResponderExcluir

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...