quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Governo realiza cerimônia de formatura de 235 novos agentes penitenciários nesta quinta-feira

Conforme levantamento da Seap, quase 4 mil agentes de segurança prisional, entre efetivos, temporários, auxiliares e estagiários, já foram formados e capacitados nos últimos 22 meses de gestão estadual.
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), realiza, às 17h desta quinta-feira (1º), a cerimônia de formatura dos 235 novos Agentes Penitenciários de Carreira, aprovados em concurso público. O local da solenidade será o Círculo Militar, na Avenida Litorânea (Praia de São Marcos), onde os formandos também participarão de uma corrida de confraternização.

As aulas, que ocorreram na Academia de Polícia Civil, localizada no bairro São Raimundo, foram ministradas por instrutores especializados na área de segurança prisional, da Academia de Gestão Penitenciária (Agepen). Os aprovados tiveram aulas de imobilização, escolta e condução de presos; e aperfeiçoadas as técnicas do correto manuseio de agentes químicos: granada, spray de pimenta, e gás lacrimogênio. Intervenção tática, armamento e tiro, e plano de contenção e contingência completam a lista de disciplinas.

O Curso de Formação, constituído de 25 disciplinas teóricas e práticas, foi ministrado durante 45 dias; e ofereceu ainda aos agentes aprovados estágio supervisionado dentro das unidades prisionais. Durante o treinamento, os agentes puderam se aperfeiçoar em técnicas de gerenciamento de crise e noções básicas da Lei de Execuções Penais (LEP).

Educação Física, Defesa Pessoal, Armamento e Tiro Letal e não Letal, Ética e Cidadania, Gestão de Pessoal, Relações Interpessoais, Direitos Humanos, Tratamento Penal, Inteligência Prisional, Regras Mínimas de Reintegração Social no Sistema Penitenciário e Regulamento e Regimento do órgão foram algumas das disciplinas que compuseram o cronograma do curso de formação dos novos agentes penitenciários.

Mais


Ao todo, conforme levantamento da Seap, quase 4 mil agentes de segurança prisional, entre efetivos, temporários, auxiliares e estagiários, já foram formados e capacitados nos últimos 22 meses de gestão estadual. As capacitações ocorreram nas mais diversas áreas da segurança interna prisional, incluindo o manuseio de detectores de metal nas unidades prisionais do estado; e treinamento com os novos equipamentos da Portaria Unificada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...