Rádio Voz do Maranhão

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Queda de árvore na Praça Deodoro pode ser pedido de socorro


A queda de uma árvore na Praça Deodoro, no Centro de São Luís, nesta segunda-feira (23), pode ser um sinal de alerta para a situação de descaso que se verifica na área. A agressão às árvores chega a ser flagrante diariamente.

Óleo de frituras e a urina são agressores potenciais que comprometem essas árvores. Aos poucos, sem os devidos cuidados, vão enfraquecendo. O tronco perde força, consistência, e pode se partir facilmente, como ocorreu com a árvore que tombou durante uma pequena chuva.

Todas essas agressões provocam algum tipo de estresse e podem levar árvores à morte. Um enorme prejuízo a uma cidade que precisa, com as altas temperaturas, de muito verde para amenizar o calor e ajudar na despoluição do ar.

Na Praça Deodoro, as árvores são imprescindíveis para absorção do dióxido de carbono expelido pelas descargas de centenas de ônibus que passam pelo local todos os dias. Quanto maiores, mais eficientes na purificação do ar.

Quantas árvores, muitas delas com dezenas de anos, ainda vão tombar para que o poder público adote providências que garantam a preservação e punição àqueles que provocam todo tipo de agressão contra a natureza nessa área da Praça Deodoro?

Com a palavra, os órgãos de meio ambiente e do Instituto da Paisagem Urbana, da Prefeitura de São Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário