Rádio Voz do Maranhão

sexta-feira, 17 de março de 2017

Maranhão sobe para ‘estável’ em avaliação de agência de classificação de risco

A agência de classificação de risco de crédito Moody’s América Latina elevou de ‘negativo’ para ‘estável’  os ratings do Maranhão e de mais dois estados e um município brasileiro. Também subiram de rating o Paraná e a Bahia, além da capital do Rio de Janeiro. A revisão foi divulgada pela instituição nesta quinta-feira (16).

Rating ou nota de crédito é uma forma de mensurar o risco de inadimplência referente às operações de crédito concedidas ao Estado. Com a revisão do rating estadual, o Governo do Maranhão amplia sua capacidade de obtenção de crédito junto a instituições financeiras, para aplicação de recursos em obras e programas sociais.

De acordo com a avaliação da Moody’s, o estado do Maranhão teve sua perspectiva alterada de ‘negativa’ para ‘estável’ nos ratings Ba3 (escala global, moeda local e estrangeira) e A3.br (escala nacional, moeda local).

Segundo a revisão, Paraná subiu de ‘negativa’ para ‘estável’  nos ratings Ba3 (escala global, moeda local e estrangeira) e A1.br (escala nacional, moeda local e estrangeira). Já a Bahia foi considerada ‘estável’ nos ratings Ba3 (escala global, moeda local) e A2.br (escala nacional, moeda local).

Por fim, a capital carioca foi classificada como ‘estável’ nos ratings Ba2 (escala global) e Aa1.br (escala nacional, moeda local).

Fundamentação

Segundo a Moody’s, a revisão das notas de crédito dos estados e do município avaliados reflete a expectativa da instituição para que continuem focando no controle de gastos e adaptando suas estruturas de custo para permitir a estabilização progressiva de seus balanços fiscais.

Desta forma, a Moody’s América Latina atesta a validade das medidas fiscais adotadas nos estados e no município avaliados. Foram utilizadas informações públicas, confidenciais e de propriedade da própria agência de classificação de risco para conclusão da pesquisa.

Entre as informações usadas, estão: dados financeiros, dados econômicos e demográficos, legislação, documentos societários e jurídicos, informações públicas, informações da Moody’s, documentos de política governamental e reportes regulatórios. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário