Rádio Voz do Maranhão

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Gil Cutrim nega ‘acertos’ para retirar a Caema e abrir caminho para a Odebrecht Ambiental em São José de Ribamar

O ex-prefeito de São José de Ribamar Gil Cutrim, em nota encaminhada ao blog, nega que tenha sido o idealizador do consórcio que retirou a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) da gestão do saneamento no município, beneficiando a Odebrecht Ambiental.

O ex-gestor afirma que não fez ‘acertos’ com Roseana Sarney e Ricardo Murad para que fosse feito o distrato do contrato com a Caema.

Acrescenta que não houve acordo para beneficiar a Odebrecht Ambiental. “A referida licitação, aberta pelo Consórcio Intermunicipal Pró-Cidades, formado por São José de Ribamar, Paço do Lumiar e pela cidade de Raposa, seguiu todos os trâmites exigidos em lei”, diz.

Confira a íntegra da nota enviada pelo ex-prefeito Gil Cutrim

Caro editor do blog,

Segue, abaixo, Direito de Resposta, garantido na Constituição Federal, acerca de informações divulgadas neste veículo de comunicação e contidas na matéria “LavaJato pode esclarecer acordo de ‘privatização’ do saneamento em São José de Ribamar e Paço do Lumiar”, postada no último dia 13 do corrente mês.

A referida matéria, além de tendenciosa, se sustenta em uma série de informações falsas que visam, tão somente, denegrir a imagem de agentes públicos.

A Odebrecht Ambiental venceu, em 2014, processo licitatório para gerir os sistemas de água e esgoto dos municípios de São José de Ribamar e Paço do Lumiar.

A referida licitação, aberta pelo Consórcio Intermunicipal Pró-Cidades, formado por São José de Ribamar, Paço do Lumiar e pela cidade de Raposa, seguiu todos os trâmites exigidos em lei.

O Consórcio Intermunicipal, ao contrário do que é dito no texto, não foi idealizado pelo ex-prefeito Gil Cutrim.

O Consórcio surgiu da união de três municípios da Grande Ilha, com o apoio de suas respectivas populações, visando trabalhar juntos em vários setores da administração pública.

Também é leviana e falsa e citação de que o ex-prefeito de São José de Ribamar teria feito acertos com a ex-governadora Roseana Sarney e com o ex-secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad, para que a CAEMA deixasse de gerir o sistema de abastecimento de água da cidade.

O distrato dos municípios de São José de Ribamar e Paço do Lumiar com a CAEMA ocorreu dentro da total legalidade e ampla publicidade do ato.

Finalizo reafirmando o meu eterno compromisso com a cidade de São José de Ribamar e com o Maranhão, ratificando, ainda, o sentimento de dever cumprido enquanto gestor público e cidadão maranhense que sempre respeitou as leis.

São José de Ribamar, 19 de abril de 2017.
Gil Cutrim
Ex-Prefeito do Município de São José de Ribamar

Ao ex-prefeito Gil Cutrim, podemos dizer que vamos continuar acompanhando os desdobramentos da Lava Jato, onde há suspeitas de que a Odebrecht tenha feito pagamento de propina e de caixa 2 para campanhas por conta de concessões para operar sistemas de saneamento em municípios. Longe de nós imaginarmos que isso possa ter ocorrido em São José de Ribamar.

Pelas informações já divulgadas amplamente, inclusive aqui no blog, a Odebrecht pagou pelo menos R$ 24,5 milhões por meio de propina e caixa dois para políticos de 12 estados do país com o propósito de conseguir contratos na área de saneamento básico. A empresa chegou a financiar campanhas de candidatos rivais e a distribuir pagamentos em cidades com menos de 20 mil habitantes na tentativa de fechar acordos para a Odebrecht Ambiental. No entanto, não há nenhuma citação, até agora, aos casos de São José de Ribamar e Paço do Lumiar.

Vamos acompanhar também o julgamento de ações na Justiça contra a contratação da Odebrecht Ambiental para assumir os sistemas de saneamento básico das duas cidades.

Em momento algum, o blog levanta qualquer tipo de suspeita contra o ex-prefeito Gil Cutrim, e nem duvida de sua idoneidade moral. 

Que prevaleça sempre a verdade dos fatos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário