Rádio Voz do Maranhão

terça-feira, 25 de abril de 2017

Governo anuncia ações para facilitar acesso à saúde no bairro Vila Luizão e implanta novo sistema de agendamento de consultas

Nesta quarta-feira (26), começa o agendamento diário das consultas especializadas no Hospital Dr. Adelson de Sousa Lopes, entre 14h e 18h, cinco vezes por semana, em substituição ao processo realizado anteriormente na unidade.
O Governo do Estado expandiu ações para implementar o sistema de acolhimento e atendimento ao paciente no Hospital Dr. Adelson de Sousa Lopes, na Vila Luizão, que prevê o início do agendamento de consultas cinco vezes por semana, a partir desta quarta-feira (26), no turno vespertino, até a implantação do Sistema Nacional de Regulação (SISREG).

Dentre as novas ações estão ainda criação de uma força-tarefa de consultas especializadas, de sexta-feira (28) a terça-feira (2) e a implantação de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) nesta localidade, em até 60 dias, em parceria com a Prefeitura de São Luís.

Nesta quarta-feira (26), começa o agendamento diário das consultas especializadas no Hospital Dr. Adelson de Sousa Lopes, entre 14h e 18h, cinco vezes por semana, em substituição ao processo realizado anteriormente na unidade.

Em até 15 dias, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai implantar o Sistema Nacional de Regulação (SISREG). Com funcionamento do Sistema, por exemplo, o usuário, quando necessário, após a consulta com o especialista, sai da unidade com o agendamento dos exames, otimizando o tratamento do paciente, de forma integrada. 

“O Sistema Nacional de Regulação, o SISREG, é um projeto piloto que vai unificar as demandas que vão para o Estado e Município. Com o sistema, as demandas serão colocadas na central unificada – todas as consultas e os exames existentes, hoje, na rede do estado, na rede do município de São Luís, além da rede contratada. É um eficiente sistema de regulação ambulatorial”, explicou o assessor especial da Rede de Assistência à Saúde da SES, Mariano de Castro Silva.

Outra ação adotada pelo Governo do Estado é a força-tarefa de Consultas Especializadas no Hospital Dr. Adelson de Sousa Lopes. A ação beneficiará os pacientes da Vila Luizão e região com atendimento já agendados, a partir desta sexta-feira (26), nos turnos matutino e vespertino. A força-tarefa prossegue até terça-feira (2).

“Vamos colocar nos quatro dias de atendimento da força-tarefa mais médicos especializados nas maiores demandas que temos no Hospital Dr. Adelson de Sousa Lopes, realizando as consultas das demandas reprimidas”, disse Mariano de Castro Silva.

No pacote de ações para região da Vila Luizão, O Governo e a Prefeitura de São Luís implantarão, em até 60 dias, uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A SES fornecerá os profissionais médicos. Já os insumos e demais recursos humanos serão disponibilizados pelo município. “Estamos reforçando, ainda, a parte de ambulatório Hospital Dr. Adelson de Sousa Lopes, com exames ambulatoriais e de imagem”, disse Mariano de Castro Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário