Rádio Voz do Maranhão

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Operação da PF investiga transações entre Banco Panamericano e Caixa

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta (19) a Operação Conclave, que investiga suposta aquisição fraudulenta de ações do Banco Panamericano pela Caixa Participações.

O inquérito apura a responsabilidade de gestores da Caixa Econômica Federal no negócio. Ele foca também possíveis prejuízos causados a correntistas e clientes do banco.

Estão sendo cumpridos 46 mandados de busca e apreensão expedidos pela 10ª Vara Federal de Brasília —30 em São Paulo, seis em Brasília, um em Belo Horizonte, um em Recife e dois em Londrina.

A decisão judicial determinou, ainda, o bloqueio de valores de contas bancárias dos alvos no valor total de R$ 1,5 bilhão.

A investigação apura a atuação de agentes públicos responsáveis pela assinatura de pareceres que basearam a compra e venda de ações do Panamericano pela Caixa Participações, com a posterior transação de ações do Panamericano pelo Banco BTG Pactual.

Também investiga o núcleo de consultoria, contratadas para emitir pareceres a legitimar os negócios, e o núcleo de empresários que, conhecedores das situações de suas empresas e da necessidade de dar aparência de legitimidade aos negócios.

O nome da Operação se deve à forma sigilosa com que foram tratadas as negociações para transação ocorrida entre o Banco Panamericano e a Caixa. Ela faz alusão ao ritual que ocorre a portas fechadas entre cardeais na Capela Sistina, no Vaticano, para escolher um novo Papa para a Igreja Católica.

A Caixa foi contatada, mas ainda não se manifestou. A reportagem não conseguiu falar com o BTG Pactual.


Em outubro, o Ministério Público Federal de São Paulo pediu a condenação de oito ex-diretores e o chefe de contabilidade do Banco Panamericano por crimes financeiros e lavagem de dinheiro, cometidos entre 2007 e 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário