Rádio Voz do Maranhão

domingo, 14 de maio de 2017

Artigo e mensagem de Flávio Dino: Presentes e direitos para as mães

Nesses dois anos de trabalho à frente do governo, tenho orgulho de muitas coisas realizadas. São obras como a Estrada do Arroz, em Imperatriz, e centenas de quilômetros de vias urbanas recuperadas. Porém o que mais alegra e esquenta meu coração é ter certeza que nossa principal obra é cuidar das pessoas. É assim que temos feito com as mães e crianças, para quem criamos a Rede Ninar, cuja mais nova unidade é a primeira UTI Materna do Maranhão, que inauguramos este ano.

A Rede Ninar é composta das maternidades estaduais, da Casa da Gestante, em Imperatriz, e do Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças, em São Luís. A próxima unidade a compor a rede será a Casa de Apoio Ninar, que irá funcionar na mansão usada para festas e banquetes em governos passados.
A mais recente inovação na Rede Ninar foi a inauguração da primeira Unidade de Tratamento Intensivo para mães do nosso estado. A unidade conta com um avançado sistema de acompanhamento das pacientes e tem evitado transferências de pacientes, arriscadas e complexas.

Cuidar bem das pessoas também é a missão da Casa da Gestante, inaugurada em nosso governo na cidade de Imperatriz, para apoio às pacientes do Hospital Regional Materno Infantil. Lá, as mulheres de toda a Região Tocantina têm um atendimento qualificado com equipe multidisciplinar tanto para o apoio às gestantes de risco quanto aos primeiros dias de mães que tiveram algum tipo de dificuldade no parto. Foram mais de 5 mil atendimentos nos primeiros seis meses de funcionamento.

A Rede Ninar já transformou-se em referência nacional pelo serviço do Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças. Criado a partir do ano passado, como uma resposta nossa aos casos de microcefalia decorrente do Zika vírus, o Centro rapidamente transformou-se em referência para o tratamento da doença nos seminários médicos do país. O Centro de Referência conta com uma equipe multidisciplinar capacitada para a realização de sessões de fonoaudiologia, terapia ocupacional e sessões de fisioterapia, chegando a 500 atendimentos por mês.
A Rede Ninar contará em breve com mais uma unidade que será na antiga Casa de Veraneio, tão mal utilizada no passado. Com estrutura para cuidados especializados, tratamentos, alojamento e copa, o lugar dará maior comodidade aos pacientes e familiares. E certamente será uma finalidade mais útil a essa estrutura que abrigava apenas festas regadas com dinheiro público.

Além da Rede Ninar e da Rede Criança, que terão expansão neste ano, lembro o Bolsa Escola como um grande presente que já demos às mães, com a entrega de mais de R$ 100 milhões para que elas comprassem material escolar para seus filhos. E ontem tivemos o início da entrega de mais um importante benefício social, o Cheque Minha Casa, no valor de R$ 5 milhões, que também vai atender diretamente o desejo de milhares de mães de melhorar os lares para seus filhos.

São alguns dos muitos presentes e direitos que o nosso governo, com sua ênfase social, está garantindo às mães do Maranhão. A elas minhas homenagens e a minha gratidão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário