Rádio Voz do Maranhão

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Governador entrega escolas e anuncia investimentos em Buriticupu, Santa Luzia e São João do Caru

Governador cumpre agenda nestes municípios nesta sexta-feira (12)
Um conjunto de obras em benefício da população dos municípios de Santa Luzia, São João do Caru e Buriticupu, a serem inauguradas pelo Governo do Estado, durante agenda, nesta sexta-feira (12), a partir das 9 horas. São contempladas ações na educação, saneamento básico, agricultura familiar e infraestrutura. As melhorias garantirão uma vida mais digna para estas comunidades e reforçam o compromisso do governador Flávio Dino com o desenvolvimento do Maranhão.

Por meio do programa ‘Escola Digna’, o Governo entrega três escolas em povoados dos municípios contemplados. Às 9h, governador e comitiva de secretários estará em Buriticupu para inaugurar duas unidades do projeto. Uma em Cikelândia, com duas salas e condições de atender 76 alunos; e, outra, em Vila Parafuso, estruturada com duas salas de aula e demais dependências, com capacidade para acolher 74 alunos. Ambas são unidades municipais de Educação Fundamental.

“A construção de escolas onde não há ou substituição das que estão em precárias condições, representa o compromisso do governador com a educação maranhense, que apresenta problemas acumulados ao longo de décadas e que, agora, essa gestão trabalha para corrigir”, pontuou o titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Felipe Camarão.

Vistoria em obra, titulação de terras e visita a unidade de saúde constam da agenda de governo em Santa Luzia, a partir das 13 horas. O governador estará na Praça da Matriz para acompanhar o andamento das obras de melhorias e ações do ‘Mais Asfalto’ na região. Serão entregues 17 títulos de terra a comunidades e visita ao hospital da região.

Em São João do Caru, mais uma escola com seis salas de aula, será entregue, a partir das 15 horas. O Centro de Ensino Professora Conceição Brenha Raposo é o primeiro prédio escolar da rede pública estadual na região. São oitos salas de aulas e demais dependências para atender 600 alunos em três turnos. As obras foram coordenadas pela parceria das secretarias de Estado da Educação (Seduc) e Infraestrutura (Sinfra).

O município está entre as 30 cidades maranhenses beneficiadas com as ações do plano ‘Mais IDH’, cuja meta é elevar os índices sociais destas localidades. A agenda prossegue em São João do Caru com a entrega de kit do programa ‘Arca das Letras’, ação da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF). O kit contém mini biblioteca móvel e livros. O município ainda será contemplado com uma ambulância equipada para atender como Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e semi UTI, podendo se transformar em Unidade de Suporte Avançado (USA).

O veículo possui duas macas, duas pranchas, um umidificador, cadeira de rodas, cilindro e bala de transporte para oxigênio – em caso de atendimento fora do veículo. A ambulância possui, também, sistema de monitoramento contínuo para prestar socorro a pacientes potencialmente graves ou com descompensação no sistema orgânico. Ainda na lista de equipamentos, as ambulâncias contam com respirador, monitor cardíaco, desfibrilador e medicamentos.

“O governador já garantiu ambulâncias a 104 municípios e a meta é adquirir mais 100, até o fim do ano, fazendo com que o programa alcance todas as cidades maranhenses”, enfatizou o titular da Saúde (SES), Carlos Lula. Ainda no município, moradores do povoado Caboclo vão consolidar o sonho da propriedade com a titulação de suas terras. Serão 13 títulos entregues.

Finalizando a agenda na cidade, o governador entrega um Sistema Simplificado de Abastecimento de Água, beneficiando 32 famílias. O amplo programa de execução de obras e projetos do Governo do Estado tem como objetivo promover cidadania a milhares de famílias no Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário