Rádio Voz do Maranhão

terça-feira, 27 de junho de 2017

No caminho de Nicolao Dino tem Sarney: oligarca orientará Temer a vetar o número um da lista tríplice para a PGR

O ex-presidente da República se tornou um dos maiores conselheiros de Temer, que escolherá o sucessor de Rodrigo Janot

O subprocurador da República Nicolao Dino foi o mais votado (621 votos) na lista tríplice de candidatos ao cargo de procurador-geral da República. A eleição foi realizada nesta terça-feira (27). Ele ficou à frente de Raquel Dodge (587 votos) e de Mário Bonsaglia (564 votos).

Desde 2003, a liderança na listra tríplice garantiu a indicação ao cargo pelo presidente da República. Dino, no entanto, tem um importante obstáculo fora do Palácio do Planalto e da própria Procuradoria-Geral da República: o ex-presidente José Sarney.

Dino é irmão do governador do Maranhão, Flávio Dino, que é adversário histórico de Sarney. Sarney se tornou um dos principais conselheiros de Temer nos últimos meses e já deixou claro ao presidente a sua contrariedade em relação a uma possível indicação de Nicolao Dino.

O terceiro lugar na disputa, Mário Bonsaglia, é considerado o preferido do atual procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o que, a esta altura, não é grande diferencial. Raquel Dodge, aparentemente, goza de certa vantagem em relação aos outros dois candidatos.

A não indicação do primeiro lugar, no entanto, costuma ser mal interpretada na Procuradoria-Geral da República. Será que Temer levará isso em conta num momento em que está sendo acusado de corrupção pelo órgão?

Não custa lembrar que Sarney trabalha nos bastidores para manter Temer na presidência, pois pretende usar a máquina pública para bancar candidaturas da oligarquia em 2018, no Maranhão. O objetivo do grupo oligárquico é tentar retomar o comando do governo, perdido para Flávio Dino na eleição de 2014. 

Sem a garantia de apoio do governo federal, o grupo liderado por Sarney pode definhar ainda mais, sepultando as chances de retomada do poder. Temer seria a tábua de salvação da oligarquia.

Sarney tem a certeza que Nicolao Dino, uma vez no comando da PGR, continuará fortalecendo o combate à corrupção que está levando o governo Temer à lona. A derrocada de Temer será a derrota de Sarney.



Nenhum comentário:

Postar um comentário