Rádio Voz do Maranhão

sábado, 1 de julho de 2017

Governo entrega obras que mudaram o trânsito na região da Forquilha

As alterações já facilitam a vida de quem utiliza as vias regularmente e, neste sábado (1º), o governador Flávio Dino faz a entrega oficial do trecho, em solenidade, a partir das 9h.
Mais agilidade no tráfego de veículos e pedestres com estrutura adequada e maior segurança. As mudanças realizadas no trânsito da Forquilha, fruto da parceria Governo do Estado e Prefeitura de São Luís, deram um novo cenário à região acabando com os constantes congestionamentos. As alterações já facilitam a vida de quem utiliza as vias regularmente e, neste sábado (1º), o governador Flávio Dino faz a entrega oficial do trecho, em solenidade, a partir das 9h.

Entre as melhorias promovidos na Forquilha estão intervenções asfáltica com serviços de drenagem, terraplanagem e pavimentação asfáltica; implantação de novas sinalizações em mais de 10 pontos, incluindo ruas, avenidas e travessas; e a troca da rotatória pelo cruzamento que liga as Avenidas Guajajaras, Jerônimo de Albuquerque, MA-201, MA-202 e Planalto Anil.

“As intervenções estruturais e de sinalização realizadas no trecho da Forquilha geraram um impacto positivo para o trânsito daquela área e, de maneira geral, da Região Metropolitana. É um trabalho conjunto do Governo e Prefeitura que desafogou o tráfego no local e garantiu mais segurança a pedestres”, ressalta o secretário de Estado de Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antônio Araújo, destacou a grande abrangência dos serviços para mobilidade e fluidez do trânsito no local. “Era um trecho problemático e muito reclamado pela população que foi reestruturado com uma nova dinâmica. A ação parceira entre a Prefeitura e o Governo do Estado resultaram em melhorias para a população e transformaram aquela área de tráfego”, destacou o gestor.
A nova e mais dinâmica sinalização, tanto horizontal como vertical, proporciona mais agilidade e resolve o problema de congestionamentos na área, enfatiza o secretário municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Canindé Barros. “O conjunto de obras promovidos naquele trecho é mais um dos elementos dessa nova estrutura urbanística que juntos, Prefeitura e Governo estão oferecendo à cidade. A Forquilha era um desafio a ser solucionado que prejudicava condutores e pedestres e agora é um trecho de trânsito fluido e que confere total segurança para o trânsito dos pedestres”, reforçou Canindé Barros.

Substituindo a antiga rotatória, um conjunto de faixas de pedestres e semáforo nos quatro sentidos foram implantados na avenida. A intervenção implantou o chamado ‘sistema binário’ da Estrada de Ribamar, na MA-201, e Estrada da Maioba, na MA-202, atingindo diretamente mais de 20 bairros do entorno. As duas avenidas interligam São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar e recebem um fluxo de mais de 12 mil veículos diariamente.

Com as mudanças, acabaram os enormes congestionamentos e ficou mais fácil a travessia de pedestres. Os semáforos funcionam de maneira sincronizada reduzindo as paradas e pondo fim à lentidão do trânsito. Construção de calçadas, meios-fios e sarjetas complementam o conjunto de ações na área. Para as obras foram realizados investimentos de R$ 9 milhões. As alterações no tráfego da Forquilha tem como base a retirada de todas as rotatórias existentes na cidade com substituição por cruzamentos semafóricos.

As mudanças previstas nesta parceria preveem obras desde a entrada da cidade, no Tirirical, até a Cohab. “Com a conclusão dos serviços nas MAs 201 e 202, o trânsito está com maior fluidez e melhorou a mobilidade urbana também para os municípios vizinhos, além de facilitar para o cidadão que precisa atravessar naquele trecho”, disse Clayton Noleto.

Um comentário:

  1. A rua do Livramento foi asfaltada, mas não foi feito o serviço de córrego. Apenas jogaram o asfalto por cima do asfalto antigo. Não foi nada sinalizado, com as faixas laterais, por exemplo. Não há placas com nomes das ruas.

    E o pior...a RUA SETE, que estava quase toda deteriorada, a que fica na lateral do primeiro condomínio, foi asfaltada, mas nenhuma guia foi colocada, nem foi feita calçada alguma. Asfalto sem pelo menos colocação de guias, para mim, é serviço feito pela metade.

    ResponderExcluir