Rádio Voz do Maranhão

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Assim Wellington do Curso vai à loucura: Flávio Dino entrega mais quatro escolas reformadas e revitalizadas em São Luís

O governador Flávio Dino, que tem sido alvo de críticas do deputado Wellington do Curso, continua investindo pesado na educação, por meio do programa “Escola Digna”, aumentando a dor de cotovelo do parlamentar. 

"Do Curso" é empresário do setor de ensino e parece não estar gostando do alto investimento público feito pelo governador para mudar a realidade da educação no Estado, sucateada ao longo de décadas pelo descaso oligárquico. É sempre salutar ressaltar que são investimentos que ocorrem em meio a uma das mais graves crises econômicas e quem tem provocado estragos nas contas públicas de diversos estados e municípios.

Sem ter o que apresentar aos seus eleitores, o deputado tem ido ao interior do Estado para mostrar escolas abandonadas pelo governo Roseana Sarney, mas que estão no cronograma de obras enviado à Assembleia. Ele poderia dizer que centenas de escolas não passam por reformas há cerca de 20 anos. Talvez não apontes os verdadeiros responsáveis pelo sucateamento da educação porque deve estar à serviço da oligarquia Sarney.
O objetivo do deputado “do Curso”, portanto, é tentar passar para a população que o responsável por todas as mazelas é o governador Flávio Dino. Uma postura que beira à irresponsabilidade e que pode levá-lo à cassação por quebra de decoro.

No vídeo mais recente, o deputado mostra uma escola em Nova Iorque que está no cronograma de obras. Ele afirma que a escola consta como reformada, mas na verdade, está com previsão de “a executar”. Portanto, o deputado “do Curso” mentiu descaradamente.

Sem dar ouvidos aos gritos de desespero de Wellington do Curso, ainda magoado com a derrota para a Prefeitura de São Luís, Flávio Dino entregou, nesta sexta-feira (11), o Centro de Ensino Sete de Setembro, no bairro da Maiobinha; o Centro de Ensino de Educação Especial Padre João Mohana e o Centro de Educação Integral Maria Mônica Vale, ambos no Vinhais; e o Centro de Educação Integral Almirante Tamandaré, no IV Conjunto do bairro Cohab-Anil.
Foram investidos R$ 3,9 milhões na recuperação e revitalização destas escolas beneficiando 1.309 alunos, além de professores e servidores.

“Essa foi uma forma que nós encontramos de sublinhar a importância do programa Escola Digna, nesse dia especial, que é o Dia do Estudante. Nós estamos reunidos em quatro unidades escolares comemorando mais essas quatro conquistas. Já são centenas de escolas, mais de 600, que foram reformadas, reconstruídas, receberam manutenção e com isso oferecem um serviço educacional de mais qualidade”, enfatizou o governador. 

Flávio Dino ressaltou, ainda, que toda semana o Governo do Estado inaugura escolas no Maranhão, novas, reformadas e/ou reconstruídas, mostrando na prática como priorizar a educação como vetor de um projeto verdadeiro de desenvolvimento.

“Ficamos muito felizes de ver o resultado do nosso trabalho porque nós vivemos uma conjuntura muito difícil no país. E aqui nós estamos vendo o resultado de tanto empenho. É quando a gente vê escolas como essas, que estavam em péssimo estado e hoje estão totalmente reconstruídas, valorizando a educação, a gente fica muito estimulado e entusiasmado a seguir adiante”, reiterou.
Professores e alunos do Centro de Ensino de Educação Especial Padre João Mohana recepcionaram a comitiva do Governo com emoção. Eles apresentaram músicas tipicamente maranhenses. A escola faz um importante trabalho com crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo, além de outras síndromes e transtornos que trazem a deficiência intelectual associada. A escola foi completamente reestruturada e ampliada para dar mais conforto a alunos, pais e professores.  Atualmente, a escola atende 120 alunos, de 3 a 17 anos.

Com a ampliação da estrutura, o Centro de Ensino de Educação Especial Padre João Mohana passará a oferecer também o Atendimento Educacional Especializado, o que contribuirá com o processo de inclusão dos estudantes nas escolas de ensino regular. Na ocasião, o governador Flávio Dino assinou decreto que garante gratificação a ser paga aos servidores integrantes do subgrupo magistério da educação básica que atuam no atendimento a alunos de classes especiais, em salas de recursos multifuncionais, exclusivamente nos centros de ensino de educação especial e no núcleo de educação especial da rede estadual.
No Vinhais, foi entregue o Centro de Educação Integral Maria Mônica Vale, que foi ampliado e adaptado para dar mais conforto a estudantes e professores. A escola atende cerca de 430 alunos, com ensino médio em tempo integral e 240 alunos do ensino médio regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A unidade, referência em práticas laboratoriais no Maranhão, recebeu vários elogios da comunidade escolar. Como os do professor Ronilson José, que afirmou que o Centro tem hoje “estrutura pedagógica e física de escolas de grande porte e que muitas escolas privadas não possuem. Isso é fruto de um grande investimento e de uma grande mudança de postura. Quero parabenizar o governador pela coragem de ousar e sonhar com um futuro diferente para os jovens maranhenses”.

No IV Conjunto do bairro Cohab-Anil, o Governo do Estado entregou à comunidade escolar o Centro de Educação Integral Almirante Tamandaré, totalmente reformado e ampliado. A unidade escolar estava há cerca de dez anos sem receber reforma. A escola conta com uma estrutura de 14 salas de aula, 4 laboratórios, 3 salas temáticas, auditório, dentre outros espaços recuperados. Ela recebeu climatização das salas, uma reivindicação antiga de professores e alunos. Na unidade também funciona o projeto Xadrez nas Escolas, que tem forte engajamento dos estudantes.
Flávio Dino também entregou a revitalização do Centro de Ensino Sete de Sete de Setembro, no bairro da Maiobinha. A inauguração foi marcada por um café da manhã em homenagem aos estudantes. A presidente do grêmio estudantil, Valquíria Costa Sousa, destacou que a revitalização foi um presente do Governo do Estado para a comunidade escolar.

A escola Sete de Setembro recebeu investimento de R$ 160 mil para realização de serviços de recuperação das instalações elétricas e hidráulicas, troca de louças dos banheiros, reforma do telhado, pintura geral, troca de ventiladores, portas e trincos, além de limpeza geral dentre outros reparos.

Nos próximos dias, o governador entrega mais escolas reformadas e revitalizadas no interior do Estado. Para desespero do deputado "do Curso", que vai continuar dando piti.

3 comentários: