Rádio Voz do Maranhão

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Deputados desmascaram factoides da oposição contra o "programa Escola Digna"


Durante a sessão plenária desta quarta-feira (02), deputados da base governista desmontaram o factoide criado por deputados oposicionistas contra o "programa Escola Digna". O programa foi criticado pelo deputado Adriano Sarney (PV), durante a sessão plenária da última terça-feira (01), que citou as obras de reforma das escolas estaduais nos municípios de Amarante e Montes Altos.

Ao criticar as reformas realizadas nas escolas estaduais, o deputado Sarneyzista tentou politizar a questão classificando-as como “maquiagem”, destacando que o estado iria mostrar seu descontentamento no pleito de 2018. O que o parlamentar não destacou, porém, é que durante os cinquenta anos em que sua família esteve à frente do executivo estadual, as escolas citadas, assim como toda a rede estadual, padeceram com a negligencia do governo.
Contrapondo as acusações politiqueiras, o deputado Marco Aurélio questionou a falta de conhecimento do parlamentar, que não é da região e “certamente deveria ter visitado as escolas antes de falar tais absurdos”. O deputado classificou como, no mínimo, “incoerente” a fala de Adriano Sarney, cuja família esteve no poder durante tanto tempo, mas que colocou Maranhão entre os piores estados do país. Marco Aurélio destacou ainda que tanto em Montes Altos, quanto em Amarante, as escolas estão sendo completamente reformadas e também climatizadas.

Marco Aurélio destacou também o enorme investimento que o governo Flávio Dino tem feito no município de Amarante. Como por exemplo os 5 km de asfalto através do programa Mais Asfalto; a construção de um Complexo Esportivo que integra diversas modalidades esportivas, em um investimento de R$ 2,5 milhões de reais; a construção do Viva Procon, obra que conta com emenda parlamentar do deputado Marco Aurélio e que será realizado por meio de parceria com a prefeitura de Amarante e servirá para resolver um problema crônico da região; além das ações na área de segurança pública, que serviram para resolver um dos principais problemas da região, com ampliação no quadro de policiais e melhorias na infraestrutura. Algumas obras, por sua vez, servirão para quebrar estigmas de décadas, como a MA 275, que liga os municípios de Amarante e Sítio Novo, obra que será licitada nos próximos dias e deve ser iniciada em breve.
"O que observamos é que os modelos do passado tentam desacreditar a população, divulgando que as obras não serão realizadas ou entregues, mas posso garantir que não estamos mais vivendo épocas de enganação, onde a população era obrigada a conviver com promessas vazias. O povo merece, o governo tem cumprido e continuará cumprindo os compromissos feitos com a população maranhense." garantiu Marco Aurélio.

O deputado destacou, especialmente, a obra de reconstrução e ampliação da escola CE Padre João Batista Teixeira, uma escola de mais de 60 anos de construção e que muito pouco recebeu ao longo da "oligarquia Sarney", tanto que encontrava-se em avançado estado de deterioração, mesmo após ser beneficiada por obras de reforma durante o governo Roseana Sarney.
"Em conversa com uma das gestoras da escola, fui informado que a mesma não recebia nada além dos recursos básicos, por parte do governo estadual, tanto que não era possível fazer muito mais que uma pintura básica. Como resultado, a escola estava literalmente caindo aos pedaços. O piso da escola parecia um casco de jabutí, todo remendado, a parte de madeira, assim como as paredes, estavam caindo. Uma situação humilhante em que alunos e professores eram submetidos, e que ao longo de décadas nunca foi mudada. O governo Flávio Dino tem demonstrado que o futuro dos nossos jovens é a prioridade e que uma reforma não é feita apenas com pintura e se alguém acha que isso que está sendo feito é apenas uma pintura, tem que receber uma demão de verniz na cara ou de óleo de peroba, por que já é muita cara de pau." afirmou o parlamentar.

Em Montes Altos, por exemplo, durante a última reforma realizada pela ex-governadora na escola Parsondas de Carvalho, no ano de 2012, depois de mais de mais de 15 anos de esquecimento, a escola não teve sequer o muro da escola foi pintado por completo. Como esta, várias outras escolas foram esquecidas e seus alunos pagaram o alto preço da falta de compromisso da família Sarney com a educação maranhense. 
"No governo passado foi feito um convênio com a prefeitura para que se fosse reformada a escola, mas nunca concluíram a reforma, a escola ficou sem janelas, rachada e nem mesmo o nome da escola foi pintado por completo na fachada, pintaram apenas "Parsondas de Car", e agora eles têm coragem de dizer que a escola está sendo apenas pintada? Sugiro que visitem as escolas antes de fazer esse tipo de acusação.".

Marco Aurélio foi apoiado pelos deputados Bira do Pindaré (PSB), Antônio Pereira (DEM) e o deputado Rogério Cafeteira (PSB), que destacaram a grandeza do "Escola Digna" e como ele tem transformado as realidades de milhares de alunos em todo o Maranhão. Bira relembrou que tanto a MA-275, quanto a reforma da escola, são reivindicações antigas da população. "O governador está consertando o abandono e o descaso de décadas com relação aos municípios, vivemos em tempos contemporâneos, onde a lei é respeitada e as coisas são feitas com transparência." destacou o parlamentar.
Em seguida, o deputado Antônio Pereira, destacou a relevância dos investimentos feitos pelo governo em Amarante, principalmente na educação, através da reforma da escola e na melhoria da segurança da cidade. "Não podemos deixar de citar a importância da construção do complexo esportivo da cidade, uma obra muito importante, que irá dar uma nova cara para a juventude daquela cidade." enfatizou.

Já o líder do governo na assembleia, deputado Rogério Cafeteira, foi mais longe, o parlamentar citou que o volume das "obras lendárias" realizadas pelo governo do estado não se limita à Região Tocantina, como exemplo destacou a Estrada que liga Buriti Bravo - Baú, no Médio Sertão, assim como Buriti Bravo - Passagem Franca, Passagem Franca - São João dos Patos, entre outras. Cafeteira alertou ainda aos deputados oposicionistas que tivessem mais cuidado ao fazer certas denúncias, evitando assim que fossem ridicularizados com a verdade.

Marco Aurélio concluiu o pronunciamento agradecendo o governador Flávio Dino e toda sua equipe de governo, pelo grande trabalho que vem sendo realizado em favor do estado, especialmente na Região Tocantina, que vem sendo beneficiada como nunca antes na história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário