Rádio Voz do Maranhão

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

PF cumpre mandado de busca e apreensão no apartamento do ministro Blairo Maggi

do Jornal O Globo

BRASÍLIA - Por determinação do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), a Polícia Federal (PF) realiza operação de busca e apreensão no apartamento em que mora o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, ex-governador do Mato Grosso (MT). O ministro foi citado na delação do também ex-governador daquele estado, Silval Barbosa (PMDB).

A PF também faz busca e apreensão também na Câmara dos Deputados. Policiais estão no gabinete do deputado Ezequiel Fonseca (PP-MT).

No total, o ministro Luiz Fux autorizou mais de 60 mandados de busca e apreensão. Além de Blairo, são alvos conselheiros do Tribunal de Contas do Mato Grosso e outras autoridades do estado. No momento, há cerca de 240 policiais cumprindo as ordens judiciais

Na denúncia, Silval disse que os deputados estaduais recebiam um mensalinho para votar projetos de interesse do Executivo. Segundo ele, o esquema existiu durante o mandato de vários governadores: Dante de Oliveira (já falecido), Blairo Maggi e o próprio Silval.

No fim de agosto, o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a abertura de um inquérito para apurar as suspeitas de que uma organização criminosa tenha atuado no governo do Mato Grosso entre 2006 e 2014. O inquérito foi pedido pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

A investigação foi aberta com base nas delações premiadas que o ex-governador Silval, três parentes dele e um auxiliar acertaram com o Ministério Público Federal (MPF). Os casos vieram à tona a partir da Operação Ararath. Entre os suspeitos de crimes está Blairo.

Quando conteúdo da delação se tornou público, o ministro divulgou nota em que negava as acusações de Silval e lamentava o que chamou de ataques à sua reputação.

"Repudio ainda a afirmação de que comandei ou organizei esquemas criminosos em Mato Grosso. Jamais utilizei de meios ilícitos na minha vida pública ou nas minhas empresas", diz trecho da nota.

ACORDO DE DELAÇÃO

No acordo de delação, o ex-governador entregou à Justiça vários áudios e vídeos para comprovar as acusações de recebimento de propina feitas por ele. As imagens mostram diversos políticos do MT recebendo pagamentos em dinheiro na sala de Sílvio César, chefe de gabinete de Silval.

Mesmo com distribuição de maços de dinheiro desviado dos cofres públicos, parece ser impossível agradar a todos. Em Mato Grosso, onde o ex-governador Silval Barbosa firmou um acordo de delação premiada, não foi diferente. Nos vídeos entregues por ele ao Ministério Público, parte dos políticos flagrados recebendo dinheiro em espécie ficou insatisfeita. Eles queriam mais.

O deputado estadual Gilmar Fabris (PSD) foi um dos que reclamaram. No vídeo em que ele e Sílvio César, ex-chefe de gabinete de Silval, aparecem negociando um pagamento, o deputado se mostra decepcionado com valor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário