Rádio Voz do Maranhão

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Ataque a tiros deixa ao menos 50 mortos e mais de 400 feridos em Las Vegas

Autor do ataque, identificado como Stephen Paddock, de 64 anos, se matou antes de ser localizado pela polícia; ele fez disparos do 32º andar do hotel Mandalay Bay durante festival de música country realizado em terreno do outro lado da rua
LAS VEGAS, EUA - Pelo menos 50 pessoas morreram e mais de 400 ficaram feridas no domingo à noite (madrugada de segunda-feira, em Brasília), quando um homem abriu fogo contra a multidão que assistia a um festival de música em Las Vegas, no que já é considerado o mais violento ataque a tiros da história dos Estados Unidos.

O autor do massacre, identificado como Stephen Paddock, de 64 anos, atirou a partir do 32º andar do hotel Mandala Bay, que fica na avenida central Las Vegas Strip, onde acontecia a terceira e última noite de um festival de música country, com público estimado em 22 mil pessoas. "Acreditamos que ele se matou antes da chegada dos policiais", informou o xerife Joseph Lombardo, nesta segunda.

"Estamos calculando ao menos 50 mortos", afirmou o Lombardo, informando ainda que mais de 400 pessoas foram levadas para hospitais da região. As circunstâncias do tiroteio, que aconteceu pouco depois das 22h locais (2h de Brasília), ainda são incertas, e a motivação do criminoso, desconhecida, completou.

Nenhum grupo assumiu a autoria do ataque, e a polícia encara o episódio como um caso de "lobo solitário". Lombardo indicou que Paddock era um morador da cidade e estava hospedado com uma mulher no hotel. Marilou Danley, de 62 anos, foi localizada nesta manhã, mas a polícia disse acreditar que ela não teve envolvimento no massacre.
O cantor Jason Aldean, que conseguiu escapar, estava no palco quando os espectadores ouviram as primeiras rajadas de tiros. Em poucos segundos, a música parou de tocar, segundo um vídeo divulgado nas redes sociais.

No vídeo, uma mulher fala "abaixa, fica abaixado" pouco depois da interrupção da música, e um clima de confusão domina o local. Menos de um minuto depois é possível ouvir novos disparos.

"Temos dois policiais que estão no hospital, um em estado crítico, o outro, com ferimentos leves", relatou Lombardo.

Em maio, um atentado a bomba na saída de um show da cantora Ariana Grande em Manchester, na Inglaterra, deixou 22 mortos e 116 feridos.

O ataque aconteceu sete meses após uma ação similar que deixou um morto e um ferido na mesma Las Vegas Strip. Também recorda o ataque de junho de 2016 contra uma boate gay de Orlando, quando um homem abriu fogo e matou 49 pessoas. Outras 50 ficaram feridas.

O site Gun Violence registra uma estatística de 272 grandes tiroteios nos Estados Unidos no decorrer do ano, sem considerar o de domingo.

O presidente dos EUA, Donald Trump, foi informado sobre a tragédia no início da manhã e publicou uma nota de solidariedade em sua conta no Twitter. "Minhas mais calorosas condolências e solidariedade às vítimas e famílias do terrível ataque em Las Vegas. Deus os abençoe!"
Como fogos de artifício
"Estávamos assistindo ao show, muito bem, quando ouvimos algo que parecia com fogos de artifício", contou Joe Pitz ao jornal "Las Vegas Sin". "Imagino que era uma arma automática, porque, na verdade, pareciam fogos de artifício até que começou a comoção do lado do palco do Mandalay Bay, com pedidos por médicos e Aldean deixando o palco", acrescentou.

Monique Dekerf disse à rede CNN que ouviu "o que parecia vidro quebrando". "Olhamos para os lados para ver o que estava acontecendo e escutamos o pop, pop, pop. Você pensa que acabou por um momento, porque não havia mais tiros e, de repente, começa de novo", completou.
Um homem contou que viu um homem ferido no pescoço "e, depois, as pessoas começaram a cair como moscas".

Uma mulher identificada apenas como Christie declarou à emissora KLAS que, ao ouvir os tiros, correu com o marido para o carro. Quando chegaram ao estacionamento, encontraram um homem ferido, que pediu ajuda. O casal levou algumas pessoas para o hospital.

"Esta noite vai além do horrível. Ainda não sei o que dizer, mas gostaria de informar a todos que minha equipe e eu estamos seguros. Meus pensamentos e orações vão para todos os afetados esta noite. Meu coração está partido que isto tenha acontecido com qualquer pessoa que estava aqui para ter uma noite divertida", escreveu Aldean no Instagram. / AFP, REUTERS, EFE e AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário