IPTU

IPTU

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Abastecimento de água será normalizado até quarta-feira (13); auditoria vai investigar causas do rompimento na interligação da adutora

O diretor-presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Carlos Rogério garantiu, na manhã desta segunda-feira (11), que o abastecimento de água será normalizado até a próxima quarta-feira (13) e todas as áreas atendidas pelo Sistema Italuís.

Ele disse que os trabalhos de interligação da adutora antiga foram encerrados no início da manhã de hoje. O bombeamento de água do Italuís para São Luís deve ser normalizado ao longo de todo o dia. O abastecimento para algumas áreas deve ser retomado ainda hoje.

O sistema Italuís havia voltado a operar na sexta-feira, 24h antes do previsto para a conclusão dos trabalhos de interligação da nova adutora de 19 km no trecho do Campo de Peris, em Bacabeira. Portanto, o rompimento da peça de interligação se deu 24h após a retomada do bombeamento.
Técnicos concluem interligação da adutora antiga
Em princípio, falava-se em possível sabotagem, com o fechamento brusco de um registro, no trecho do Campo de Peris, que poderia ter provocado represamento da água dentro da tubulação, provocando a dilatação e rompimento da “peça Y”. Essa possibilidade foi descartada, chegando-se à conclusão que pode ter havido falha na fabricação da “peça Y”, o que é contestado pela empresa responsável.

Enquanto não é fabricada nova “peça Y”, a direção da Caema decidiu que será feito um “bypass”, uma espécie de ligação para fazer com que a água, além de seguir pela adutora antiga, chegue também à adutora nova, por via alternativa.

Auditoria vai investigar causas de problema em conexão

A Caema decidiu contratar uma empresa para fazer a auditoria técnica sobre o problema na conexão do novo Sistema Italuís.  A auditoria é externa e deve ser concluída em 15 dias.

A Polícia Civil também está conduzindo uma perícia para elucidar os motivos do problema. E as empresas contratadas para fazer a obra também farão uma auditoria. São, portanto, três procedimentos independentes.
Local do rompimento da "peça Y"
Laudos atestaram qualidade de “peça Y”

A peça que apresentou problema na conexão do novo Sistema Italuís tem laudos que comprovam a execução adequada do objeto, de acordo com a empresa responsável pela estrutura. Trata-se uma pela em forma de Y, com 15 toneladas, para ligar a nova adutora ao sistema antigo.

Na noite de sábado, foi identificado um problema na peça. A Polícia Civil está fazendo uma perícia para descobrir o motivo desse problema.

A peça Y foi construída pela empresa Memps, que fabrica estruturas metálicas. “A gente pode certificar que não houve problema na solda, que está intacta. E o material é todo certificado. A peça foi entregue conforme o projeto. Então a gente tem que aguardar o laudo pericial porque não tem como inferir nada agora”, disse Kellen Kalli, representante da Memps.

“A gente volta a afirmar que fez exatamente conforme o projeto. Trabalhamos com isso já há alguns anos. O Y é uma peça essencial para o bom funcionamento do sistema e para dar flexibilidade de usar uma linha ou outra”, acrescentou.

O proprietário da companhia, Ene Pires, diz que a estrutura foi executada e embasada com uma série de laudos técnicos. “É uma peça extremamente difícil, mas estamos acostumados a fazer. Temos todos os laudos, todos os ensaios de solda, a peça está dentro do dimensionamento, com todo o corpo técnico acompanhando”, afirmou.

A peça é responsável por ligar tanto a velha quanto a nova adutora ao sistema. Assim, fica garantida maior segurança no abastecimento de água. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...