Rádio Voz do Maranhão

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Blitz Urbana e Secid fazem desocupação das ruínas do antigo Mercado da Cobal no Monte Castelo, em São Luís; casal não tem para onde ir

A Blitz Urbana da Prefeitura de São Luís e a Secretaria de Estado das Cidades (Secid), com o apoio da Polícia Militar, fizeram, na manhã desta terça-feira (5), a desocupação das ruínas do antigo Mercado da COBAL no Monte Castelo, em São Luís. As pessoas que moram no local têm um prazo de 24 horas para saírem.

Pelas informações passadas ao blog, as ruínas serão demolidas para a construção de uma obra que beneficiará a comunidade. A Secid, no entanto, não soube informar o que será construído na área e estaria dependendo de captação de recursos para execução. Portanto, de imediato, nada será construído no local.
Moradores do entorno do antigo mercado sempre reclamam dos perigos constantes no local, principalmente à noite, pois seria ponto de encontro de usuários de drogas que chegam a fazer até assaltos.

Em uma transmissão, ao vivo, pelo facebook, o jornalista Gilberto Lima mostrou a operação de desocupação e as condições das ruínas que servem de moradia para um casal que não tem onde morar e está no local há 12 anos.
José Ribamar Rodrigues, o ‘Barba Doce’, mora em um quarto improvisado com sua companheira identificada como Tereza. Eles vivem de catar produtos recicláveis e da venda de bombons em uma banca colocada todos os dias em frente ao antigo prédio.

No local, o casal cria galinhas, porcos e muitos cachorros. Em um dos ambientes, uma cachorra com oito filhotes de apenas quatro dias de nascidos. Em vários momentos da transmissão, José Ribamar chega a chorar, pois não sabe pra onde vai. Diz que chegou a ser cadastrado no programa “Minha Casa Minha Vida”, mas nunca foi contemplado.
Infelizmente, as secretarias envolvidas na ação de reintegração não enviaram assistentes sociais para verificar a situação desse casal que não tem para onde ir. Seria o caso de colocá-lo imediatamente no programa de aluguel social.

Órgãos que cuidam da proteção de animais poderiam comparecer ao local, pois existem aproximadamente 20 cães que são criados por José Ribamar.
Ao percorrer toda a área, nosso editor constatou que havia o funcionamento de uma espécie de ferro velho ou mesmo depósito de restos de partes de veículos, como para-choques.

Tudo o que for encontrado na área está sendo removido pela Blitz Urbana.
Confira a nota divulgada pela Secretaria de Estado das Cidades

NOTA SECID SOBRE O ANTIGO PREDIO DA COBAL

A Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano - SECID  em parceria com a Blitz Urbana e a Policia Militar iniciou, hoje, dia 05.12, o processo de retirada das pessoas que ocupavam indevidamente o prédio da Cobal, onde funcionava um mercado público, localizado no bairro do Monte Castelo.

Foi dado um prazo de 24 horas para as pessoas desocuparem e retirarem seus materiais e posteriormente será feito a demolição do prédio. Está sendo realizado um estudo técnico e avaliação para definir a finalidade do local.

Um comentário:

  1. Custava esses canalhas dessa Prefeiturinha fazer a coisa de um jeito mas humano, primeiro entrava em contato com as ongs protetoras dos animais pra que dessem um destino digno para os bichos, mas nao eles chegam de surpresa vao quebrando, vao tirando e nao tao nem ai pra nada. Esse cara ai faz mas que esse prefeito ele tem coraçao, tira os animais das ruas e mesmo sem nada dar carinho,alimenta e dar um lar. Ai eu pergunto . A prefeitura faz isso ?

    ResponderExcluir