Rádio Voz do Maranhão

domingo, 10 de dezembro de 2017

Sistema Italuís: alta pressão provocou rompimento da peça de interligação da nova adutora; governador esteve no local

Um problema de alta pressão, provocada possivelmente por água represada sem condições de seguir pela adutora, teria ocasionado o rompimento da “peça Y” usada para interligar a adutora velha à nova do Sistema Italuís. O fechamento indevido de uma válvula na adutora no trecho do Campo de Peris, teria provocado essa alta pressão. Essas explicações foram passadas ao blog pelo governador Flávio Dino, que esteve acompanhando in loco o problema e ccobrou solução no mais curto espaço de tempo.

O vazamento de grande intensidade ocorreu por volta de 21h de sábado, quase 24 horas depois de retomada do bombeamento de água para a capital. O governador garante que será aberta investigação para apurar responsabilidades. Vai se buscar saber quem teria fechado essa válvula indevidamente ou se houve imperícia ou mesmo negligência das empresas contratadas para a execução dos serviços de implantação da nova adutora.
Neste momento, técnicos trabalham para remoção da “peça Y”, que ficou deformada por conta da alta pressão. Deve-se se buscar uma solução mais imediata, até que outra peça seja feita para fazer a interligação da adutora. Talvez seja utilizado um tubo único para interligação direta à nova adutora.

Essa “peça Y” é necessária para deixar as duas adutoras, a antiga e a nova, ligadas ao sistema. Quando houver necessidade de manutenção na nova adutora, a antiga, no trecho do Campo de Perizes, entraria imediatamente em operação para evitar o desabastecimento da cidade.
Os trabalhos devem seguir durante toda a noite deste domingo e madrugada de segunda-feira (11). A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos ás primeiras horas da manhã;

A qualquer momento, mais informações no blog.

Veja imagens dos trabalhos no local.











Um comentário: