Rádio Voz do Maranhão

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Sistema Italuís: bombeamento está normalizado e água já chega aos reservatórios em diversas áreas da cidade

 Já na madrugada e nas primeiras da manhã de terça-feira (12), várias regiões da cidade começarão a ter o abastecimento retomado.
Vista das bombas de água tratada do Sistema Italuís
O Sistema Italuís já está operando normalmente desde as 14h desta segunda-feira (11), quando entrou em operação a primeira bomba de água tratada, após a conclusão de todos os ajustes necessários na interligação da adutora no Campo de Periz, na BR-135.

Neste momento, o bombeamento de água já está sendo feito por duas bombas, capacidade suportada pela adutora antiga, que está em operação.

Pelas informações recebidas pelo blog, a água já está sendo distribuída aos reservatórios responsáveis pelo abastecimento nas áreas atendidas pelo Italuís. 
O mapa do abastecimento de água de São Luís
Depois que os níveis de água estiverem recuperados nesses reservatórios, será dado início ao abastecimento. Já na madrugada e nas primeiras horas da manhã de terça-feira (12), várias regiões da cidade começarão a ter o abastecimento retomado.

A normalização do abastecimento em todas as áreas atendidas pelo Italuís, cerca de 60% dos bairros da cidade, deverá ocorrer até quarta-feira (13), de acordo com informações do diretor-presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão, Carlos Rogério.
Local de interligação da adutora antiga, onde houve o rompimento da "peça Y" que interligaria a adutora nova
O bombeamento está reduzido para não aumentar a pressão na tubulação antiga por conta de riscos de rompimentos. O sistema irá operar com três bombas, a capacidade máxima, quando a nova adutora entrar em operação.

Na manhã desta segunda-feira (11), durante entrevista coletiva, Carlos Rogério informou que foi contratada uma auditoria externa para investigar o que ocasionou o rompimento da “peça Y” utilizada para interligar a adutora nova.

Outra peça deverá ser fabricada para que seja feita novamente essa interligação. Quando a nova adutora estiver em operação, haverá um incremento de 30% no volume de água bombeado, com a entrada em operação da terceira bomba de água tratada, o que vai minimizar os problemas de abastecimento nas áreas atendidas pelo Italuís.
Bombas da captação de água bruta do Rio Itapecuru

3 comentários:

  1. Engº Eletricista Robson Falcão Pinto , Caxias - Ma em 12/12/17 às 05:05 hs !!!
    Engº da CAEMA de Setembro/11 a Janeiro/15
    Rompimento da Adutora do Sistema Italuis , pode ter sofrido o "Golpe de Aríete".
    Os Analistas devem verificar duas causas importantes, que podem ter contribuido para o referido Golpe:
    1-Inicialmente entrou as Bombas que operavam Normalmente , depois de um certo tempo entrou o resto das Bombas , nesse instante pode ter acontecido uma Oscilação de Energia e ter provocado o Golpe de Aríete que viajou até a Peça " Y " e ter danificado a referida peça devido o Golpe de Aríete ( Onda viajante na tubulação de Pressão Eleveda );
    2- Com a entrada do restante das Bombas , houve variações de vazão de forma brusca e ter causado o famoso " Golpe de Aríete " e o mesmo ter viajado até a peça " Y " .
    O Que é o "Golpe de Aríete" em Engenharia Hidráulica ?
    Em hidráulica, a análise dos vários aspectos que a compreende, se defronta com um tema dos mais complexos e que nos últimos tempos tem tido notáveis progressos, que é o que se refere aos fenômenos transitórios. O desenvolvimento deste tema tem se verificado não só devido à sua grande importância em projetos de sistemas hidráulicos, mas também devido às contribuições dos incessantes avanços da informática. Dentre esses fenômenos, o mais comum, que ocorre com muita frequência, e um dos mais interessantes, é o que se conhece como golpe de aríete.
    Por golpe de aríete se denominam as variações de pressão decorrentes de variações da vazão, causadas por alguma perturbação, voluntária ou involuntária, que se imponha ao fluxo de líquidos em condutos, tais como operações de abertura ou fechamento de válvulas, falhas mecânicas de dispositivos de proteção e controle, parada de turbinas hidráulicas e ainda de bombas causadas por queda de energia no motor, havendo, no entanto, outros tipos de causas.
    É o caso típico de condutos de recalque providos de válvulas de retenção logo após a bomba, e sem dispositivos de proteção. Neste caso a situação de ocorrência do golpe de forma mais desfavorável e com mais frequência, é aquela decorrente da interrupção brusca da energia elétrica fornecida ao motor da bomba que alimenta o conduto. É nesta situação onde corriqueiramente se verificam valores extremos para o golpe de aríete.
    Durante o fenômeno do golpe de aríete, a pressão poderá atingir níveis indesejáveis, que poderão causar sérios danos ao conduto ou avarias nos dispositivos nele instalados. Danos como ruptura de tubulações por sobrepressão, avarias em bombas e válvulas, colapso de tubos devido a vácuo, etc.
    Blog do Jornalista Gilberto Lima
    Abastecimento de água será normalizado até quarta-feira (13); auditoria vai investigar causas do rompimento na interligação da adutora
    O diretor-presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Carlos Rogério, garantiu, na manhã desta segunda-feira (11), que o abastecimento de água será normalizado até a próxima quarta-feira (13) e todas as áreas atendidas pelo Sistema Italuís.
    Ele disse que os trabalhos de interligação da adutora antiga foram encerrados no início da manhã de hoje. O bombeamento de água do Italuís para São Luís deve ser normalizado ao longo de todo o dia. O abastecimento para algumas áreas deve ser retomado ainda hoje.

    ResponderExcluir
  2. Isso é mentira deste quarta 06/12 q não dá água

    ResponderExcluir
  3. Meu caro amigo Robson Falcão, muito bom o seu comentário, é muito provável que tenha sido mesmo o famoso golpe de Aríete que tenha danificado a peça Y.Parabens.

    ResponderExcluir