Rádio Voz do Maranhão

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Criminalidade reduz na região da Cidade Operária com investimentos em segurança

O Governo do Maranhão tem promovido a reestruturação do sistema de segurança pública, o que tem possibilitado a redução gradativa dos índices de violência. Um exemplo são os investimentos realizados no 6° Batalhão de Polícia Militar (BPM), o que possibilitou a redução de 52,6% dos casos de homicídios na região da Cidade Operária e adjacências nos últimos anos. Em 2015, quando foram iniciados os investimentos, foram 173 registros enquanto que em 2017 foram 82 casos.

O 6º BPM é responsável pelas ações de policiamento na Cidade Operária e em mais 100 bairros do entorno. Com os investimentos realizados a partir de 2015, o 6º BPM teve seu efetivo reforçado com 102 novos policiais e ganhou 78 novos veículos, entre motos e viaturas. Também foram reformados os prédios da 1ª e 2ª Companhia de Polícia, que integram o batalhão; e a construção da nova sede do 6° BPM, na Avenida Este, na Cidade Operária.

A partir das aquisições realizadas pela gestão estadual, foi possível ampliar as ações de monitoramento, assim como aumentar as operações ostensivas e as abordagens a pessoas e veículos, incluindo coletivos em pontos estratégicos. Todo esse conjunto de ações colaborou para a redução dos homicídios, que vem acontecendo gradativamente.

“Temos uma equipe aguerrida, que está diuturnamente aposta para que o cidadão tenha resguardado seu direito de ir e vir. Contamos com o apoio do governador, que tem feito importantes investimentos, possibilitando nosso êxito, e também na população, que é conhecedora do nosso trabalho”, destacou o comandante do CPAM II, major Marcelo José Macedo de Carvalho.

Os resultados expressivos das ações do 6° BPM na região se estendem à apreensão de drogas, armas e recuperação de veículos. Com o reforço das ações de policiamento, foram apreendidos mais de 150 quilos de drogas em 2017.

“O policiamento foi reforçado para fecharmos o cerco ao tráfico naquela região fazendo incursões em pontos de vendas e interceptação de suspeitos. As operações são permanentes e reformuladas de acordo com as necessidades, para combater este crime, que origina outros, a exemplo dos homicídios”, explica o major Marcelo Carvalho. 

Em relação às abordagens a ônibus, foram mais de 26,5 mil monitoramentos em 2017. Houve também a retirada de 143 armas de fogo de circulação; 130 veículos recuperados e 158 apreendidos; 205 prisões em flagrantes; e mais de 2,3 mil conduções à delegacia.


O 6° BPM responde por parte da área Leste da Região Metropolitana, que inclui, além da Cidade Operária, outros bairros populosos como Cidade Olímpica, Jardim América, Jardim São Cristóvão, Maiobinha, São Bernardo, Vila Luizão, Santa Clara e São Raimundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário