Agora tem segurança

Agora tem segurança

sábado, 10 de fevereiro de 2018

Flávio Dino inaugura praça Joãosinho Trinta em homenagem a carnavalesco maranhense


O carnavalesco e artista plástico maranhense renomado nacionalmente, João Clemente Jorge Trinta – o Joãosinho Trinta – recebeu, neste Sábado de Carnaval (10), justa homenagem do Governo do Estado. O governador Flávio Dino inaugurou a praça que leva o nome do artista e integra o conjunto de equipamentos que vão comportar o Complexo Ferroviário da RFFSA, no centro de São Luís. Na ocasião, também foi inaugurada a obra de urbanização e revitalização da Praça Gomes de Sousa, em homenagem ao famoso matemático maranhense.

Durante a inauguração, o governador Flávio Dino estava acompanhado do vice-prefeito de São Luís, Júlio Pinheiro, e do superintendente, no Maranhão, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Maurício Itapary. Apresentações do bloco tradicional Os Vampiros e da bateria da Favela do Samba comemoraram a inauguração do novo espaço.
A inauguração marcou oficialmente o início do circuito carnavalesco Joãosinho Trinta, na Avenida Beira-Mar. As duas praças deverão servir como ponto de encontro de quem mora na capital, bem como um atrativo a mais para turistas. Todo o prédio da RFFSA também está em obras. Os serviços integram o PAC Cidades Históricas, programa do governo federal executado pelo Iphan em parceria com o Governo do Maranhão e a Prefeitura de São Luís.

“O Joãosinho Trinta fez a trajetória profissional dele no Rio de Janeiro. Mas tenho certeza de que o Maranhão sempre esteve presente na sua memória. Ao dar o nome dele a este espaço nós fazemos uma homenagem simbólica a todos os artistas do Carnaval, que é um espaço de igualdade como também o são as praças e demais espaços públicos inaugurados no nosso governo”, disse Flávio Dino.
O vice-prefeito Júlio Pinheiro destacou o simbolismo da data e a parceria que o Governo do Maranhão tem realizado com os municípios. “Nada mais simbólico do que inaugurar este equipamento em homenagem a Joãosinho Trinta em pleno Carnaval. Ao longo dos últimos anos, na nossa cidade, diversas intervenções tem sido realizadas por meio dessa parceria entre a Prefeitura e o Governo. São medidas importantes para a uma cidade cada vez melhor, e que mostram que o governo está respondendo, com ações concretas em todo o Maranhão, à perseguição de todos aqueles que deixaram o estado em condições difíceis”, disse o vice-prefeito.

Familiares de Joãosinho Trinta estiveram presentes durante o evento e agradeceram a homenagem. Magareth Trinta, sobrinha do carnavalesco, disse que a praça é uma forma de eternizar o legado do carnavalesco. “Fiquei muito feliz e emocionada quando soube que ele seria homenageado. A alegria de tio João era uma coisa contagiante, e estar aqui nos faz sentir como se ele também estivesse observando esse momento e essa homenagem feita para ele. Além de ser um carnavalesco que transformou o carnaval do Rio de Janeiro, ele foi uma pessoa que propagou mensagens maravilhosas de alegria”, recordou Margareth.

Estrutura

Com área de 1.699,18 m², a Praça Joãozinho Trinta é revestida com pisos de bloquete e industrial de alta resistência. As duas praças possuem bancos com revestimento em concreto de alta resistência, lixeiras, piso em bloquetes de concreto e acessibilidade, com rampa de acesso para cadeirantes e caminho de piso tátil para cegos. A Praça Joãosinho Trinta conta também com quiosques geminados para venda de lanches. A área verde conta com espécimes de palmeira jerivá, amendoeira e abacaxi roxo, além de grama esmeralda.

O superintendente do Iphan, Maurício Itapary, destacou a importância da parceria com o governo e a prefeitura para valorização do patrimônio. “É com muita alegria que nós entregamos aqui hoje essas duas praças, que são fruto de uma parceira institucional. Com essa parceria, podemos fazer muito mais pela preservação do nosso patrimônio cultural”, destacou Itapary.
A população, que já começa a usufruir do espaço, também aprovou a iniciativa. “Parabenizo o Governo do Maranhão por essas coisas todas que ele está fazendo para a comunidade. Aqui ficou um ambiente agradável, tanto para o povo que mora aqui quanto para as pessoas que vem de fora e que, com essas melhorias, vão poder levar uma boa impressão da cidade”, opinou o vidraceiro Dierlyson da Silva Muniz, 24 anos.

Francisca Dias, que vai vender lanches num dos quiosques da praça, também comemorou. “Mal comecei a funcionar e as vendas já melhoraram. Eu tinha uma banquinha pequena, que não tinha espaço para colocar fogão, armário, guardar as coisas direito. Agora posso fazer meu trabalho com mais estrutura”, afirmou.
Estavam presentes na solenidade de entrega das praças os secretários estaduais Marcelo Tavares (Casa Civil); Antonio Nunes (Governo); Márcio Jerry (Comunicação e Assuntos Políticos); Marcelo Coelho (Meio Ambiente); Francisco Gonçalves (Direitos Humanos e Participação Popular); Gerson Pinheiro (Igualdade Racial); Flávia Alexandrina (Cidades) e Julião Amin (Trabalho e Eocnomia Solidária); o presidente do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq), Samuel Melo Júnior; o presidente da Agência Executiva Metropolitana (Agem), Pedro Lucas Fernandes; o presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana (MOB), Lawrence Melo Pereira; os deputados federais Rubens Pereira Júnior, Weverton Rocha e Eliziane Gama; o deputado estadual Edivaldo Holanda.

Outras obras

O conjunto de obras na região compreende ainda a reforma do prédio da RFFSA, que está em curso. O espaço terá ambientes comerciais como cafeteria, galerias de arte e restaurante panorâmico; além de abrigar o Museu da Memória Ferroviária Maranhense e um setor da administração estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...