Rádio Voz do Maranhão

domingo, 11 de fevereiro de 2018

Nova adutora do Italuís deverá ser interligada no início de março; nova ‘peça Y’ já está pronta


A nova adutora do Sistema Italuís, no trecho de 19 km do Campo de Perizes, deve ser interligada no início do mês de março. A nova ‘peça Y’, que será usada na interligação, já está em São Luís. A informação foi passada pelo diretor-presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), em entrevista do programa Comando da Manhã, da Rádio Timbira.

De acordo com Carlos Rogério, a nova ‘peça Y’, que será usada para interligar a nova adutora à antiga, em Periz de Baixo, foi confeccionada pela empresa Hydrostec, de São Paulo, que tem tradição na fabricação de tubos e conexões para redes de água em todo o país.

Está comprovado que houve um erro na confecção da ‘peça Y’ que se rompeu, logo após a entrada em operação da nova adutora. Essa nova peça foi feita por uma empresa de tradição em fabricação de tubos e está dentro dos padrões para que a nova adutora seja interligada e funcione sem problemas. É o que assegura o diretor-presidente da Caema.
Detalhe da operação para retirada da 'peça Y' que se rompeu em
dezembro de 2017, em Periz de Baixo, na BR-135
“A nova peça para a conexão da nova adutora já está em São Luís. A data para a parada do sistema para os trabalhos de interligação será definida em reunião com o governador Flávio Dino. Acredito que será no fim de fevereiro ou mesmo nos primeiros dias de março”, disse Carlos Rogério.

A nova adutora chegou a ser interligada no dia 9 de dezembro de 2017. Logo após entrar em funcionamento, ocorreu uma forte pressão na ‘peça Y’, usada na interligação, levando-a ao rompimento. A peça de aço ficou dilatada, provocando vazamento de grandes proporções, o que levou a Caema a desligar a conexão da nova adutora.
Detalhe da interligação da adutora antiga, após o rompimento da 'peça Y'
O sistema está operando com a adutora antiga, com capacidade de bombeamento reduzida. Com a nova adutora em operação, o Italuís funcionará com 100% de sua capacidade, aumentando em 30% o volume de água bombeada para São Luís.

O laudo da perícia contratada para detectar falhas na interligação da nova adutora deverá ser divulgado logo após o Carnaval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário