Rádio Voz do Maranhão

segunda-feira, 12 de março de 2018

Adutora do Italuís volta a se romper no Campo de Perizes; Caema promete retomar o abastecimento de água em até 24 horas

A adutora antiga do Sistema Italuís voltou a se romper por volta de 10h da manhã desta segunda-feira (12). O rompimento ocorreu no km 41 da BR-135, em Periz de Baixo, e foi ocasionado pelo desgaste da tubulação que chega a não suportar a pressão de bombeamento de água.
Neste momento, equipes da Companhia de Saneamento Ambiental (Caema) estão no local fazendo o esvaziamento da adutora. Em seguida, serão iniciados os serviços para troca do tubo rompido. A previsão é de que esse trabalho seja encerrado até a madrugada. O bombeamento de água para São Luís deverá ser retomado por volta de 4 horas da madrugada de terça-feira (13).

O abastecimento para as regiões atingidas deve ser normalizado em, no máximo, 48 horas, a partir do reinício do bombeamento.
Em nota, a Caema diz que, em face da histórica falta de cuidados com o Italuís ao longo de décadas, já ocorreram 34 rompimentos da adutora antiga.

Ainda segundo a nota, a nova adutora, que será entregue brevemente, interromperá essa série de rompimentos.

Em dezembro de 2017, houve a primeira tentativa de colocar em operação a nova adutora, no trecho de 19 km do Campo de Perizes. Logo após entrar em operação, ocorreu o rompimento da ‘peça Y’, usada na interligação da adutora. 

A alternativa encontrada foi fazer novamente a ligação da adutora antiga, que funciona com 70% da capacidade de bombeamento do Italuís, devido aos riscos de rompimentos, pois está desgastada pelo salitre e ferrugem.
Nova adutora deverá ser interligada durante este mês de março
Uma nova ‘peça Y’ já foi confeccionada por uma empresa de São Paulo e já está em São Luís. A expectativa é de que seja feita a interligação da adutora nova por todo este mês de março.

A nova adutora, que tem um diâmetro maior, vai permitir que o Sistema Italuís funcione com 100% de sua capacidade de bombeamento. Com um incremento de 30% no volume de água, acredita-se que haverá melhora no abastecimento para 60% de São Luís.

Leia a íntegra da nota divulgada pela Caema


Um comentário:

  1. Essa caema é a pior desgraça de São Luís. ..é um escrutínio. ..ninguém tem capacidade pra gerir essa lástima. ..fazem buracos nas ruas e não recolham asfalto, essa praga dessa adultora só vive rompendo. ...Deus me livre. ..quanta incapacidade técnica nessa Caema.

    ResponderExcluir