Rádio Voz do Maranhão

segunda-feira, 12 de março de 2018

Advogado acusado de integrar quadrilha de contrabandistas é beneficiado com habeas corpus


O habeas corpus a Ricardo Belo foi concedido pela 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão
Advogado está preso há pouco mais de uma semana por acusação de integrar a quadrilha de contrabandistas liderada pelo empresário e político Rogério Garcia
A 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão, na manhã desta segunda-feira (12) concedeu habeas corpus ao advogado Ricardo Jefferson Muniz Belo. A decisão foi da maioria, contra o voto do relator e o parecer da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ).

Ricardo Belo está preso há pouco mais de uma semana por ser acusado de integrar suposta organização criminosa de contrabando, que envolve ainda policiais militares e civis. O advogado estava em companhia do delegado Tiago Bardal, ex-superintendente da Seic, na região do bairro Quebra Pote, na noite em que foi deflagrada a operação policial para desarticular a quadrilha.

Além do relator substituto, desembargador Vicente de Paula, participaram do julgamento os desembargadores Froz Sobrinho e Bayma Araújo - este último em virtude da suspeição declarada pelo desembargador Tyrone Silva.

O HC foi impetrado pelos advogados Armando Serejo, Sâmara Braúna e Isaac Mousinho Segundo, do escritório Serejo & Braúna Advogados Associados.

A tese da defesa, acatada pela maioria da 3ª Câmara Criminal do TJ-MA, que votou pela nulidade do decreto preventivo contra Ricardo Belo, aponta para a total inexistência de demonstração de envolvimento ou participação do advogado nos fatos investigados pela Superintendência Estadual de Prevenção e Combate a Corrupção (Seccor). Também não foi demonstrada, segundo a defesa, a necessidade de prisão de Ricardo Belo, já que a liberdade do advogado não representa ameaça à ordem pública, à instrução processual ou à aplicação da lei penal.

Um comentário:

  1. Acho que vai sobrar mais uma vez para os mais fracos, ou seja para os estivadores e os motoristas das vans.

    ResponderExcluir