quarta-feira, 7 de março de 2018

Imagens do dia: Flávio Dino entrega IEMA Itaqui-Bacanga e diz que prioriza a educação de verdade


O governador Flávio Dino entregou nesta quarta-feira (07), a nona unidade plena do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). Localizada na área Itaqui-Bacanga, em São Luís, a nova unidade tem capacidade para receber até 300 alunos, oferecendo ensino integral e de qualidade.

“Hoje nós estamos inaugurando três escolas. O IEMA, uma escola em Riachão e uma em Estreito. Estamos deixando para trás a época onde para se inaugurar três escolas no Maranhão, eram preciso oito anos. Hoje bastam 24 horas. De sexta-feira passada até a próxima sexta, serão seis escolas entregues à juventude e aos educadores do Maranhão”, destaca o governador Flávio Dino.

O novo IEMA faz parte da consolidação da política de implantação de escolas técnicas de tempo integral que o Governo do Estado coloca em prática há três anos. “Nenhum estado do Brasil faz um esforço tão sério quanto este que nós fazemos aqui no Maranhão. Nós priorizamos a educação de verdade, esse é o verdadeiro caminho para o desenvolvimento e para a justiça social”, destaca o governador.

Resultado de uma parceria do Governo do Maranhão com a empresa Vale, por meio do IEMA e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão (Secti), a nova unidade teve investimento na reforma e ampliação de R$ 1 milhão com mais de R$ 270 mil de investimentos em laboratórios de física, química, biologia, matemática e informática.

O diretor de operação da Vale no Maranhão e no Pará, Antônio Padovezi, destacou a coerência com o que a gestão Flávio Dino trata os maranhenses.

“Hoje eu vim falar sobre uma coisa que não é comum em muitos lugares, mas que vi muito presente na gestão do governador Flávio Dino que é a coerência, a coerência com alinhamento entre o discurso e a prática, a coerência de cumprir aquilo que é prometido. O que nós vemos hoje aqui é coerência, é o cumprimento de uma grande promessa que começou em setembro com a assinatura de um convênio, que continuou quando entregamos as chaves em dezembro e em pouco tempo, já temos um prédio completamente novo”, afirma Antônio Padovezi.

Com o funcionamento da nova unidade plena, a área Itaqui-Bacanga ganhou mais 300 vagas para estudantes que desejam obter uma formação técnica, e, ao mesmo tempo, cursar o ensino médio. São jovens como Laissa Souza, de 14 anos.

“Foi muito bom saber que tinha sido aprovada para o IEMA porque meu sonho sempre foi fazer um curso técnico e agora vou conseguir aqui perto da minha casa mesmo. Vai ser um desafio porque é a primeira vez que vou estudar em ensino integral, mas sei que vai ser muito bom, já sairei daqui com a fundamentação técnica para entrar no mercado de trabalho”, conta a aluna que começa o curso de Informática para Internet.

O prédio do IEMA Itaqui-Bacanga tem salas de aula amplas e refrigeradas, auditório e banheiros adaptados para receber alunos com deficiência. Recebeu adequação no refeitório, urbanização da área e instalação de laboratórios para os cursos de eletrotécnico, eletromecânica, informática para internet e portos.

Inovação

Com a instalação da nova unidade, o Governo continua com os investimentos para a formação e profissionalização da juventude, sem deixar de auxiliar as famílias da região com oportunidades de emprego e renda, com a formação de mão de obra qualificada para o setor industrial, tendo em vista empresas como a Vale e a influência do Porto do Itaqui.

Para o reitor do IEMA, Jhonatan Almada, a inauguração é motivo de comemoração. “Aqui nós temos quatro cursos técnicos em tempo integral, no período diurno, que sãos os cursos de informática para internet, eletromecânica, eletroeletrônica e portos. Além desses cursos, nós temos no período noturno, os cursos de segurança do trabalho e o de vulcanização, o primeiro do Brasil”, conta o Reitor.

Para os cursos de vulcanização e de Portos, o IEMA conta com a parceria da Vale e da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), que segundo o Almada, “trazem para os nossos alunos muito mais chances no mercado de trabalho após a conclusão dos cursos”, finaliza Almada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...