Rádio Voz do Maranhão

quarta-feira, 20 de junho de 2018

Sub-adutora se rompe e deixa área Itaqui-Bacanga sem abastecimento de água temporariamente; veja vídeo da reportagem do blog

Uma sub-adutora da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), responsável pelo transporte de água do Sistema Italuís para a área Itaqui-Bacanga, rompeu-se por volta de 10h30 desta quarta-feira (20).
O rompimento se deu na parte superior de um dos tubos, dentro da treliça, a estrutura metálica de sustentação da tubulação na lateral da Barragem do Bacanga.

A estrutura de sustentação da subadutora de 900mm foi trocada em 2013 e teve um custo aproximado de R$ 1,5 milhão, mas continuou com a tubulação antiga. Ela é de 1998 e apresenta alto grau de oxidação por conta do salitre. 
Esse desgaste, aliado à pressão da água, levou ao rompimento de um dos tubos. Como todos os tubos localizados na estrutura metálica estão comprometidos, talvez a Caema aproveite para trocá-los.

O trabalho de recuperação começará imediatamente. Segundo técnicos da Caema, a parte superior da treliça será desmontada para a retirada do tubo rompido e colocação de um novo, com o uso de guindaste.
Detalhe do buraco que se abriu na parte superior de um dos tubos, no local do vazamento
Uma rede da Cemar, que está nas proximidades da treliça será desmontada até a conclusão dos trabalhos. Além disso, o tráfego, no sentido área Itaqui-Bacanga/Centro, será desviado para a pista contrária, o que ocasionará lentidão.

Em nota, a Caema diz que os trabalhos de recuperação será realizado no menor espaço de tempo possível.


Um comentário: