Rádio Voz do Maranhão

quarta-feira, 18 de julho de 2018

Presos mais dois integrantes da quadrilha que clonava WhatsApp de políticos


A Polícia Civil do Maranhão, por meio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), prendeu, na tarde desta quarta-feira (18), mais dois integrantes da quadrilha que aplicava golpes por meio da clonagem do WhatsApp de ministros, governadores, deputados e outros políticos em todo o Brasil.

O casal Erick Raphael dos Reis Teixeira e Ivanilde Nogueira Amaral conseguiu escapar durante a “Operação Fraud” deflagrada na terça-feira (17), em São Luís, e que objetivava prender oito integrantes dessa quadrilha. Eles estavam homiziados no Povoado Água Limpa, zona rural de São Vicente de Férrer.

Erick Teixeira e Ivanilde Amaral estavam com prisões preventivas decretadas pelos Juízos Estadual e Federal pela Operação Fraud. O casal tinha como atribuição a cooptação de pessoas que emprestariam suas contas bancárias para os depósitos das vítimas.

O bando clonava as linhas telefônicas e solicitava empréstimos perante os contatos do titular da linha clonada. Os suspeitos clonaram os aparelhos da governadora do estado do Paraná Maria Aparecida Borghetti, além de vários Deputados Federais, Estaduais e Ministros de Estado.

A organização criminosa aliciava laranjas para abrir contas e receber as transferências bancárias da lista de contatos das vítimas. Os golpistas se passavam pelas autoridades, alegando que tinham seu limite de transferência bancário excedido e solicitavam que a pessoa da lista de contatos da agenda telefônica fizesse uma transferência complementar para uma conta dada pelo falsário. Em alguns casos, os golpistas encaminhavam boletos a serem pagos pelas vítimas, que acreditavam estar fazendo um favor para os mesmos.

No primeiro dia da operação, foram presos Leonel Silva Pires Júnior, o líder da quadrilha, Ana Lúcia Miranda Rocha, Marksuel Pereira de Sousa e Thatielle Cristina Cordeiro Silva.

Ainda estão foragidos Eloah Christina Araújo Machado e Rudson Januário Serra, que devem ser presos em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário