Rádio Voz do Maranhão

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Seis assaltantes de bancos morrem em tentativa de roubo a avião de transporte de valores em Pernambuco

De acordo com informações da Polícia Federal, o grupo agia na Bahia e Pernambuco. Eles tentavam roubar um avião de transporte de valores na pista de pouso do aeroporto de Salgueiro.
Seis homens foram mortos e um ficou ferido nesta quarta-feira (26) durante uma operação conjunta da Polícia Federal (PF) e Polícias Militar de Pernambuco e da Bahia.

Os homens faziam parte de uma quadrilha que estava tentando assaltar um avião de transporte de valores na pista de pouso do aeroporto de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. O dinheiro seria utilizado para abastecer um banco da cidade.

De acordo a PF, os assaltantes invadiram a pista no momento da aterrissagem do avião e abordaram os vigilantes dos carros-fortes que transportariam o dinheiro. Os bandidos atiraram no piloto e o obrigaram a parar a aeronave. Durante a tentativa de roubo teve troca de tiros entre a polícia e os criminosos. Nenhuma quantia foi roubada.

Os seis assaltantes mortos foram identificados como Francieldo do Nascimento Silva, de 47 anos; Cláudio Aprígio da Silva Neto, de 46 anos; Alex Gonçalves dos Santos, de 37 anos; Galdioso Moura da Silva, de 47 anos; Renato Vieira dos Santos, de 51 anos e Rafael Rosrigues Pereira, de 36 anos, que morava em condomínio de luxo em Juazeiro, na Bahia. O ferido foi identificado como Martins Simão dos Santos, de 48 anos.

Com os suspeitos mortos, a polícia encontrou seis fuzis AK 47 e uma metralhadora ponto 50 que estava instalada em um dos veículos utilizados. A polícia disse que continua realizando buscas por outros integrantes da quadrilha. O piloto do avião foi socorrido e, conforme informações do hospital, está em condições estáveis.

Dois integrantes da quadrilha foram detidos e devem prestar depoimentos. Quatro conseguiram fugir sem levar nada, e estão sendo procurados. De acordo com a polícia, alguns mantinham negócios em fazendas exportadoras de frutas no Vale do São Francisco, para justificar o enriquecimento ilícito.

Segundo a polícia, o grupo vinha sendo investigado há quase três anos. O grupo é acusado de praticar assaltos a bancos e carros-fortes no interior da Bahia e em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Em um dos assaltos, na cidade baiana de Bom Jesus da Lapa, dois policiais foram mortos.

Metralhadora .50 pode derrubar aviões

A metralhadora .50, armamento mais potente utilizada pelo grupo, é de uso exclusivo das Forças Armadas pelo mundo. A arma é capaz de furar a blindagem de carro-forte e aeronaves e mede 1,68 metro e pesa 38 quilos. Ela dispara de 400 a 600 tiros por minuto, tendo uma precisão que alcança 1,5 quilômetro (km). A metralhadora Browning ponto 50 é utilizada como arma antiaérea, terrestre e, também, naval.


Na semana passada, uma metralhadora do mesmo modelo foi apreendida pela Polícia Civil do Rio de Janeiro. Ela estava sendo negociada por R$ 200 mil para traficantes de uma comunidade da capital carioca e foi a maior arma já encontrada naquele estado.

A preferência por essa arma baseia-se na sua versatilidade em combate, por causa da configuração de sua munição, que pode ser perfurante, explosiva, traçante (munição que contém uma pequena quantidade de fósforo que se incendeia durante o disparo com o objetivo de direcionar e iluminar o alvo. É usada para localizar o inimigo durante um ataque), incendiária e perfurante contra blindagem. Esse tipo de arma, com pequenas atualizações, continua sendo usada pelas Forças Armadas norte-americanas.

Com informações do G1 Petrolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário