Rádio Voz do Maranhão

sábado, 2 de fevereiro de 2019

Caema adquire novos motores para a captação de água bruta do Sistema Italuís

O investimento feito pela Companhia para adquirir as quatro novas unidades foi de R$ 3,6 milhões, incluindo compra, montagem e a instalação pela empresa fabricante.

Como parte das ações estruturantes que vem sendo desenvolvidas para melhorias na operação, a CAEMA adquiriu novos motores para a captação de água bruta do Sistema Italuís. São 4 novos motores que substituirão os antigos que estão em operação há mais de três décadas.

Desde segunda-feira (28), os novos equipamentos já estão no parque do Sistema Italuís aguardando montagem. Esta fase deverá ser iniciada num prazo de noventa dias, após ajustes preliminares para execução do serviço de instalação e operação de startup.

De acordo com Fernando Pinheiro, gerente do Sistema Italuís, com os novos motores em funcionamento será possível diminuir quase que a zero os riscos de pane, além de elevar a confiabilidade do sistema de bombas na captação.

“O tempo exato que os motores antigos estão em funcionamento na área da captação é de 38 anos. São equipamentos que se confundem com o início do Italuís, ou seja, já pediam por uma substituição, por já terem cumprido sua autonomia de trabalho durante todo este tempo”, explica Fernando Pinheiro.

Os motores WEG de 900-HP trabalham em alta rotação, alimentados por uma tensão de 4.160 volts, impulsionando as bombas de captação em faixa de uma velocidade de 1.185 rotações por minuto (RPM). O investimento feito pela Caema para adquirir as quatro novas unidades foi de R$ 3,6 milhões, incluindo compra, montagem e a instalação pela empresa fabricante.
Visão da captação de água bruta do Sistema Italuís,
às margens do Rio Itapecuru
“Os investimentos na captação somam-se a uma série de outras medidas e esforços já efetuados pela CAEMA para que o Italuís cumpra com êxito o objetivo de levar mais água para capital, abastecendo cerca de 86% da população de São Luís”, afirmou o diretor de operação e Manutenção da Caema, André dos Santos Paula.

“Apresentamos ao Governador Flávio Dino e obtivemos a autorização imediata para a consecução do Plano de Investimentos para melhorias no Sistema Italuís, constando da construção de uma linha de distribuição de 7,0 KM de extensão, 13,8Kv; manutenção de 11 transformadores de grande porte; aquisição e instalação de disjuntor tripolar para a Subestação de 69Kv; aquisição e montagem de novo conjunto motobomba para a captação; manutenção na Estação de Tratamento de Água; restauração dos Tanques de Alívio Unidirecional, que são dispositivos de proteção das adutoras; instalação e macromedidores e aquisição de 04 motores de 900 HP para a captação. Tudo isto está centrado na confiabilidade operacional do sistema, de modo a assegurar o abastecimento de água da cidade”, afirmou o presidente da Caema, Carlos Rogério Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário