"Que bom saber que voce vai voltar ao rádio, nobre Gilberto. Você faz falta no rádio maranhense, com certeza. Em todos os programas os ouvintes tinham vez e voz. Queria lhe dar os parabéns poe um antigo post, onde você se referiu ao grande, um dos maiores radialistas do maranhão, Denny Cabral, que foi seu companheiro por muito tempo, na época aurea da Rádio Timbira do Maranhão. Queria lhe fazer esse questionamento: por que os comunicadores de rádio am do maranhão ainda se digladiam tanto, por estar cada de um lado, sendo que o principal é a informação imparcial, sem tedenciamento politico? Gostaria de saber se, na sua opinião, isso prejudica na amizade pessoal entre a imprensa maranhense. Para fechar, queria lhe deixar um depoimento da seguinte forma, meu nobre Gilberto Lima: sei que o doutor jackson tem as melhores das intenções, mas, infelizmente, ele está mal assessorado em muitas secretárias, principalmente a de Seguranca. É preciso que o governador acorde, enquanto é tempo. Teço esse comentário racional sem emoção politica, Gilberto, pois você sabe que estamos numa cidade que se você fizer uma critica logo é tachado de sarneysista etc etc. Em todo governo tem que haver criticas, claro que com um bom senso, para melhorar. Você nao acha que é a hora do governador fazer uma reformulação nas pastas? Um abraço." noreply-comment@blogger.com
Meu caro Miguel,
Você sabe que todo profissional da comunicação, uma vez contratado, tem que seguir a orientação editorial da empresa que, em muitos casos, confunde-se com a linha política. Obviamente, o profissional não está obrigado a aderir à ideologia política dos proprietários da empresa, mas muitos empunham a bandeira política de determinados grupos, por se identificarem ideologicamente. Alguns terminam exagerando na dose. Um exemplo: conheço muitos profissionais que trabalham no Sistema Mirante, mas que não entram na seara da disputa política defendida pelos donos do conglomerado de comunicação. Alguns nem votam nos candidatos apoiados pelo Sistema. Isso é relativo. O importante é que, mesmo identificados ideologicamente com os proprietários ou com a empresa, os profissionais não criem um muro de berlim em suas relações com os demais colegas de profissão. Eu, por exemplo, mesmo defendendo posições antagônicas às dos grupo Sarney, sempre tive boas relações com profissionais do Sistema Mirante, mesmo porque alguns deles foram meus contemporâneos do curso de jornalismo, na Universidade Federal do Maranhão; outros já trabalharam comigo em outras emissoras. Portanto, não devemos levar as divergências ideológicas e partidárias para o campo da amizade. O respeito às diferenças de pensamento tem que prevalecer, afinal de contas vivemos em um regime democrático de direito.
Quanto ao governo Jackson Lago, acredito que mudanças significativas estejam por vir, até para dinamizar o governo. É público e notório que o governo tem de melhorar o desempenho em algumas áreas, como a de Segurança, citada por você. O problema é que o governador tem que cumprir acordos políticos e não pode desagradar àqueles que tornaram possível sua eleição. Antes dessa reforma no secretariado, o governo tem uma outra preocupação: as articulações que estão sendo feitas, em Brasília, pelos seus mais ferrenhos adversários para que ele venha a ser deposto do cargo. Você sabe que a situação é das mais delicadas, principalmente depois do fortalecimento do PMDB, partido que está colocando o governo Lula contra a parede por conta das disputas pelo comando do Congresso Nacional. O maior adversário de Jackson, o senador Sarney, está no centro de todas as articulações e tenta usar essa força política para influenciar no resultado do processo de cassação que tramita no TSE. Escapando da cassação, Jackson estará livre para fazer mudanças significativas e caminhar para uma provável reeleição. Vamos aguardar!
Um abraço,
Gilberto Lima
Reeleição??? Está brincando? Votei no velhinho, porém nunca mais. Também nunca votei na velha oligarquia e nem votarei jamais.
ResponderExcluirobrigado pelo post meu caro gilberto lima achei fantástica a sua análise e concordo em tudo que você falou mais questiono uma outra colocação para você como um grade conhecedor da politica local.gostaria saber de você se esse julgamento do tse pode mudar os grupos politicos locais queria saber de voce caso o governador seja cassado caro gilberto quein assume? um abraco sucesso para voce. Ps: Queria lhe dar uma sugestão voce poderia reservar alguns post para falar sobre a história do rádio am do maranhão e sobre cada emissora voce trabalho desde dos tempos da timbira até a capital
ResponderExcluir