Rádio Voz do Maranhão

terça-feira, 14 de setembro de 2021

Quilombola é amarrado e espancado por comerciante bolsonarista no Rio Grande do Norte; governadora determina investigação

Vídeo mostra o comerciante Alberan Freitas dando um pisão nas costas de Luciano Simplício já amarrado e deitado no chão

O quilombola Luciano Simplício foi alvo de ataque de um comerciante bolsonarista na cidade de Portalegre (RN), no sábado (11). Alberan Freitas, dono de um mercadinho, amarrou o rapaz, o espancou e o arrastou pela rua.

Segundo informações do portal Mossoró Hoje obtidas através do depoimento de moradores, Alberan teria espalhado pela cidade que o quilombola era “bandido e drogado”. Isso teria gerado revolta no rapaz, que reagiu jogando pedras no estabelecimento do bolsonarista.

Alberan, então, decidiu amarrar o homem e arrastá-lo pelo chão. Imagens mostram o bolsonarista pisando em Luciano, que implora por ajuda. Moradores pedem para que o comerciante cesse as agressões.

Os dois foram levados pela Polícia Militar à Delegacia de Pau dos Ferros, onde o delegado de plantão, Paulo Pereira, autou Luciano por depredação e Alberan somente por lesão corporal. As investigações seguem na Delegacia de Portalegre.

Segundo informações obtidas pela Fórum, Luciano é quilombola e está em situação de rua desde que perdeu os pais.

A Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq), a Ouvidoria do Governo do Rio Grande do Norte e a Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Rio Grande do Norte (Coeppir) acompanham o caso.

“A Conaq está acompanhando o caso, estamos com nossos advogados, orientando e dando todo o apoio. A Conaq enxerga isso como uma reprodução da escravatura. Aquele homem branco, que vem de uma família de coronel, se sentiu no direito de fazer aquilo com um homem negro. A gente vê como uma reprodução da escravatura, como um racismo muito cruel”, afirmou Aércio de Lima, da coordenação nacional da Conaq, à Fórum.

A vereadora Brisa Bracchi (PT), de Natal, divulgou vídeo que mostra Luciano sendo agredido e condenou o episódio. “É um absurdo que o linchamento continue sendo prática cotidiana, ainda mais como política de violência contra corpos negros”, escreveu no Twitter.

Bolsonarista disse que faria de novo

O comerciante bolsonarista Alberan Freitas disse que não está arrependido da agressão. Em áudio difundido nesta segunda-feira (13), o homem afirma que faria tudo outra vez.

“Nada demais, isso é só movimento. Isso já era esperado, não estou arrependido não. Para defender o que é meu, eu faço. Fiz e faço quantas vezes for preciso”, disse Freitas em áudio obtido pela Fórum.

Governadora determina investigação

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), anunciou na noite desta segunda-feira (13) que determinou “a apuração imediata e rigorosa” o espancamento do quilombola Luciano Simplício pelo comerciante bolsonarista Alberan Freitas na cidade de Portalegre, a 381 quilômetros de Natal.

“Determinei ao secretário de Segurança, coronel @CoronelAraujoPM, e à delegada-geral da Polícia Civil, dra. Anna Cláudia, a apuração imediata e rigorosa do caso que envolveu um quilombola em Portalegre e que deixou a todos estarrecidos”, anunciou a governadora.

Segundo ela, o “Governo do Rio Grande do Norte não será conivente e não compactuará com manifestações eivadas de discriminação, intolerância, ódio e abusos de quaisquer naturezas”.


Um comentário: