segunda-feira, 8 de julho de 2013

Prefeitura define pauta de ações para demandas da Vila Maranhão


O prefeito Edivaldo Holanda Júnior recebeu na noite desta segunda-feira (8), na sede da Prefeitura de São Luís, os moradores da Vila Maranhão que apresentaram reivindicações antigas da comunidade, mas que até hoje não haviam recebido respostas. Com a presença de parte do seu secretariado, o prefeito ouviu atentamente as solicitações e foram determinadas ações emergenciais para os problemas.

“É importante conversar com as lideranças e representantes das comunidades para dar encaminhamentos às demandas. E esta não será a primeira nem a última reunião que faremos para discutirmos, ao lado da comunidade, as soluções necessárias”, destacou o prefeito. Ele convidou os moradores a participarem da audiência pública para elaboração do Plano Plurianual (PPA), que será realizada no bairro no próximo dia 19. O PPA determina o plano de investimentos do executivo para os próximos quatro anos.

Durante a reunião desta segunda-feira, foram determinadas ações de curto prazo para as áreas da saúde, educação e infraestrutura. O secretário de Obras e Serviços Públicos, José Silveira, informou que na quarta-feira (10) será enviada uma equipe de trabalho para dar início à terraplanagem na via principal da região conhecida como Cajueiro. Ele também assumiu o compromisso de enviar equipes para fazerem um levantamento sobre a situação da iluminação pública e da drenagem no local.

Na área da educação, a moradora e representante dos pais de estudantes no Conselho Municipal de Educação, Jacilene Freitas, apresentou as reivindicações sobre a escola UEB Gomes de Sousa. “São reivindicações que vêm desde gestões passadas porque a nossa comunidade cresceu muito, mas o nosso prédio [da escola] e estrutura continuam os mesmos. Temos a expectativa de que haja uma reforma na escola e que o quadro de professores seja ampliado para garantir a educação que as crianças merecem”, disse.

Também foram apresentados problemas em outras unidades como no anexo da região conhecida como Tain. O secretário de Educação, Allan Kardec Duailibe, informou que realizará uma visita in loco na escola Gomes de Sousa e anunciou que será realizado um processo seletivo para a contratação de professores que será formalmente apresentado ainda este mês. Além disso, ele informou que conversará com os gestores escolares para garantir providências às demais demandas.

Sobre a saúde, a comunidade reivindicou a normalização do atendimento médico nos postos do bairro, a ativação do Laboratório de Endemias e o funcionamento de uma ambulância na região. O secretário de Saúde, César Diniz, informou que realizará uma visita de inspeção à unidade no bairro e que fará um levantamento do que é preciso, atualmente, para funcionamento do Laboratório, assim como da ambulância.

A reunião contou com a participação de 12 moradores da Vila Maranhão. Eles tiveram a oportunidade de apresentar e discutir as demandas diretamente com o prefeito Edivaldo Holanda Júnior e com os secretários Allan Kardec Duailibe (Educação), José Silveira (Obras e Serviços Públicos) e César Diniz (Saúde). Também participaram da reunião o secretário Márcio Jerry (Comunicação) e o coordenador comunitário da área Itaqui-Bacanga, José Ribamar Paeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário